图片
Ainda me lembro de esconder secretamente meu PSP embaixo da mesa no ensino médio, apenas para governar o reino virtual por mais alguns anos. Os jogos de estratégia do império daquela época tinham gráficos tão toscos quanto mosaicos, mas eu não conseguia parar de jogá-los. Agora que jogo “Rebuilding Age of Empires” no meu celular, minha primeira reação é: este é realmente o mesmo tipo de jogo? 🤔
Vamos falar primeiro sobre o mais intuitivo. O mapa do jogo original (estou me referindo ao tema medieval no console portátil da época) era desse tamanho, as unidades estavam amontoadas e demorava muito para clicar em um soldado. Agora, nesta versão de réplica, a imagem de alta definição está totalmente esticada, os padrões de tijolos do castelo podem ser vistos claramente e as formações do exército também são impressionantes. Ao deslizar a tela para ampliar, quase pensei que estava jogando uma obra-prima de PC. A tecnologia realmente avançou, mas para ser honesto, a diversão de “terminar o quadro com a imaginação” naquela época é um pouco difícil de recuperar.
Mas o núcleo da jogabilidade me surpreendeu. De 476 a 1492 d.C., um período de mil anos, cada governante tinha lados loucos e sábios. Esta configuração é completamente diferente da versão antiga de “apenas construir casas e recrutar tropas”. Agora estou jogando com o terceiro rei. A geração anterior era um maníaco pela guerra e esvaziou o tesouro. Aquele que assume deve primeiro envolver-se na agricultura para estabilizar as pessoas. Esse sentimento confuso de tomada de decisão é muito mais profundo do que simplesmente acumular valores no GBA. A lealdade dos vassalos, o risco de fome e rebelião fazem você pensar que este não é um bom lugar para ser rei. 👑
Falando em diferenças, a mais óbvia é a lógica de funcionamento. Na versão antiga, você tinha que pressionar vários botões e ter camadas de menus. Agora é totalmente touchscreen e você pode emitir decretos com apenas um clique. Mas às vezes também sinto falta do som do clique dos botões físicos, da sensação ritual de “pressionar para decidir”. Agora sempre sinto que há um pouco menos de peso quando cutuco a tela com o dedo. Existe também um mecanismo de arquivo. No passado, você podia salvar secretamente no ponto de arquivamento, mas agora você pode arquivar na nuvem a qualquer momento. É mais conveniente, mas a tensão de “ter que lutar de novo se cometer um erro” também desapareceu.
Este jogo é gratuito e o desenvolvedor é Taoteng Interactive. Para ser sincero, não tive grandes expectativas no início. Mas depois de jogá-lo, descobri que ele realmente capturou a essência do antigo jogo de estratégia – você não está jogando com valores, você está jogando com um rei. A versão remasterizada adiciona uma interface de usuário moderna, orientação para iniciantes e um sistema de conquistas. É muito mais amigável do que a versão antiga, mas a energia da “queda de braço medieval” do núcleo ainda está lá. 🎮
A única coisa que quero reclamar é que há muitos anúncios na versão mobile. Embora não custe dinheiro, sempre que aparece em um momento crítico, sempre me lembra da memória flash com tela preta que encontrei ao reproduzir a versão D da fita - são todas as lágrimas da época. No geral, se você já jogou os jogos portáteis Empire daquela época, vale a pena tentar este. Embora a juventude não possa ser devolvida, a fantasia do ensino médio de “governar um reino” ainda pode ser reavivada na tela de um telefone celular. 🔥