Como um otaku veterano que passa o ano inteiro mergulhado no estilo de arte de anime, eu realmente quero reclamar: hoje em dia, em jogos adaptados de mangá, nove em cada dez são 'apenas roupagem com lançamento no mercado, sacrifício da alma' 🚬. Recentemente, fui cheio de expectativa jogar um jogo mobile adaptado de um famoso anime shonen, e quando abri fiquei tipo — caramba, os sprites dos personagens principais até que estavam bem feitos, mas quando começava a batalha, aqueles movimentos rígidos, efeitos de habilidade mal feitos, pareciam slides de PowerPoint brigando entre si 💥. Quase quebrei meu telefone na hora; a fidelidade talvez só esteja na 'voz original do dublador', o restante depende totalmente dos fãs da obra original para manter a energia 🙏
Então, quando encontrei este tesouro chamado "Guardião do Lar", meu coração realmente se agitou 🌊 Embora não seja um jogo baseado em mangá, aquela sensação de "floresta mágica" imediatamente me trouxe de volta ao mundo inferior de "Made in Abyss", com um toque da tensão e adrenalina de "Goblin Slayer", onde qualquer passo em falso pode ser fatal 🗡️ O mais importante é que o estilo de arte é exatamente do meu gosto, com cores fortes e ao mesmo tempo limpas, cada pedaço de grama parece ter sido retirado diretamente de uma arte original de animação, e os personagens em uma trilha na floresta parecem prestes a gritar "Bankai" ou "Duel Link" a qualquer momento 🐉
Vamos começar falando das ilustrações e do design dos personagens, afinal, com nossa visão, o que vemos de primeira não são números, mas a alma✨ Os personagens no jogo não seguem aquele estilo de armadura de esteira cheia de peças de metal; em vez disso, têm visuais de aventureiros estranhos e adoráveis. Tem o pequeno mago com capa e relógio de bolso, a guerreira lolita que carrega um martelo maior que ela e ainda vem com uma expressão tsundere, e o arqueiro frio de óculos que parece do setor de logística, mas cujo dano real explode — uau, é um desperdício que esse design não seja usado como capa de light novel 😭 Cada vez que desbloqueio um novo personagem, tenho que ficar ouvindo sua fala de espera por um bom tempo; as pequenas emoções na pronúncia do dublador me dão um pico de prazer mental 🎧 Isso mesmo, você não leu errado, este jogo nem mesmo no sistema de gacha oferece aquela experiência sufocante de “dez puxadas e só cartas de três estrelas”; ele coloca os personagens na narrativa e nas fases para que você cultive um vínculo aos poucos, o que é muito mais cativante do que alguns jogos adaptados de mangá que, logo de cara, mostram uma fileira de personagens com rostos idênticos.
E o que mais me surpreendeu foi que, embora este jogo seja marcado como "ação Roguelike", a batalha na prática não é como certos jogos de adaptação de anime, onde se faz "um golpe de 999 e usa habilidades à vontade". Ele exige que você se mova como o protagonista de um anime — movimentação! movimentação! torcer! esquivar! Lembro-me de um nível em que eu enfrentava um cogumelo gigante esporulado; antes de liberar a névoa venenosa, ele tremia três vezes, e aquele movimento de preparo era justamente como o ritmo da respiração de Tanjiro em "Demon Slayer" ao perceber os movimentos do inimigo. Se você mantivesse a calma e se posicionasse atrás dele para atacar, poderia passar sem sofrer dano 🎯. Esse tipo de sensação de combate "usando a cabeça e não dependendo de dinheiro" é, na verdade, dez vezes mais emocionante do que muitos jogos mobile que se dizem “batalhas de anime altamente fiéis”, porque eu sempre me sinto como um verdadeiro aventureiro, e não como um personagem automático que só fica parado lançando feitiços.
Claro, como uma vítima de jogos adaptados de mangá, eu sei muito bem que o que mais preocupa os otakus são os pontos dolorosos como 'a história será completamente alterada?' ou 'as cenas famosas do original foram reproduzidas?', e coisas do tipo. Mas 'Guardião do Lar' é um IP original, o que traz outra vantagem — não precisar carregar o peso do material original. Então, cada vez que atualizam um novo mapa, eu fico ansioso como se estivesse acompanhando um novo anime, esperando ver que tipo de seres estranhos e fofos ou baús escondidos vão aparecer 🗺️. Isso me dá uma sensação de imersão de 'se algum dia eu atravessasse para um mundo diferente, provavelmente seria assim', muito superior àquelas obras que apenas copiam as falas dos personagens originais para o celular, e acabam sendo completamente sem interação e só para lucrar.
Vamos terminar com uma referência de anime: a verdadeira aventura é como 'Luffy dizendo que quer se tornar o Rei dos Piratas', enfrentar o mundo com a obsessão de 'hoje também vou iluminar todas essas imagens horríveis' 🗿. Embora 'Guardião do Lar' não seja uma grande franquia, ele usa um estilo artístico sincero, controles confortáveis e um senso de tesouro cibernético aleatório, acendendo secretamente uma 'luz do mundo dos animes' 💡 no meu coração. Se você também está cansado de jogos baseados em mangás que prometem o mundo e entregam outra coisa, talvez valha a pena se aventurar nesta selva mágica e ser o 'filhote mais bonito', prometo que ao abrir o primeiro nível você não vai conseguir deixar de dizer: 'Esse estilo de arte, eu MEU DEUS, é incrível!' 🌈