Para ser sincero, quando vi o nome deste jogo, fiquei chocado por um momento. Coleção maluca de frutas, essa jogabilidade não é a mesma que jogávamos no Symbian até esquecermos de comer e dormir? 🧐
Não quero me gabar, mas tenho sentimentos profundos por esse tipo de jogo de eliminação. No início dos anos 2000, eu ainda usava um Nokia N73. O jogo Java mais viciante da época era um jogo chamado "Bejeweled". Não há efeitos especiais lindos, nem música dinâmica, apenas blocos de pixels piscando ali, mas ainda me permite sentar no metrô. Pensando nisso agora, os jogos daquela época eram realmente puros - você podia pegá-los e jogá-los, e largá-los para fazer outras coisas. O jogo estava limpo e arrumado, sem pop-ups, sem limitações físicas e sem rotina de fazer login hoje para receber recompensas amanhã. 💭
Falando sobre o jogo Crazy Fruit Collection, é de fato um jogo de pura eliminação: você pode conectar três frutas idênticas para eliminá-las e pode passar de nível coletando um determinado número de frutas. O estilo de pintura é o de frutas com alta saturação de cores. A melancia é de um vermelho translúcido, as uvas são roxas e pretas e os mirtilos pendurados em cachos são agradáveis de olhar. Cada vez que vejo o momento em que a fruta explode, o efeito especial do suco espirrando por toda parte é um grande alívio. 😌
Mas dito isto, este jogo tem um certo nível de dificuldade. Você acha que pode passar conectando três a três? Tão ingênuo! Não há quatro, cinco ou mais combos grandes nos níveis posteriores, então a pontuação simplesmente não é boa o suficiente. Isso força você a usar seu cérebro para pensar sobre o layout, e você não pode simplesmente confiar na cegueira. No passado, minha coisa favorita em jogar Bejeweled era o combo de quatro a cinco. Parecia uma joia colorida explodindo por todo o lugar. Foi tão emocionante. Ao jogar Crazy Fruit Collection, parecia ter recuperado essa sensação. 🍉
Outra coisa que me faz sentir bem é que é grátis. Como um idoso que jogou desde a era Symbian, já vi muitos jogos: vários jogos com o banner "grátis", mas depois de entrar, ou uma janela pop-up de recarga é irritante, ou a barra de resistência é mais curta que a vida. Este jogo não custa dinheiro para jogar no momento. Embora não saiba se haverá algum problema no futuro, pelo menos a experiência atual é muito confortável. Isso me lembra dos velhos tempos, quando os downloads pagos eram a norma - um jogo por um dólar e meio, um sistema de compra, e você pode jogar até morrer, sem nenhuma rotina adicional. 😤
À parte, o desenvolvedor Shenzhen Lieyou Technology. Eu olhei seus jogos históricos. A maioria deles é casual e seu posicionamento e estilo são bastante consistentes. Nesta época do ano a fazenda está frouxa e os frutos estão maduros. É um bom momento para fazer um jogo casual com tema de frutas. Claro, é inútil falar sobre isso. No final das contas, o que determina se um jogo é bom ou não é a sua própria qualidade. Actualmente, Crazy Fruit Collection é bastante do meu agrado, pelo menos em termos de “sentir-se bem”, não procrastina nem tinta.
Enquanto tocava, de repente me senti um pouco emocionado. Aqueles velhos amigos que jogaram Bejeweled comigo no metrô provavelmente já pararam de jogar no celular, certo? Eles provavelmente estão ocupados criando os filhos, pagando hipotecas e trabalhando das 9 às 5. E eu ainda estou me divertindo entre as frutas, como um velho que nunca vai crescer. Mas, para ser sincero, gosto bastante deste estado de coisas. Uvas, melancias, maçãs, mirtilos, uma pincelada atrás da outra, como se o tempo tivesse voltado à tarde em que eu estava sentado no fundo da sala de aula escondendo meu celular e clicando secretamente na tela. 🍇🍉🍎🫐
A nostalgia é uma coisa. Para ser franco, trata-se de encontrar um senso de ritual para o seu passado. É raro encontrar um jogo de eliminação que me deixe disposto a jogar mais dois jogos. Pode ser considerado um encontro casual.
Tendo escrito isso, se vocês também jogaram Laoxiaole na era Saipan, é melhor descer e experimentar. De qualquer forma, é grátis e não é uma perda se você se sentir como naquela época. Quando você realmente entrar, entenderá naturalmente como é ser “incapaz de parar”, como mencionei. 😂