图片
Para ser sincero, quando você abre a app store agora, a tela fica cheia de desenhos de cartas bidimensionais e batalhas automáticas. É realmente difícil encontrar um jogo de tiro em voo que dependa apenas da operação. Embora o jogo Air Crisis seja feito por uma pequena empresa, sua energia extrema realmente deixa um velho como eu um pouco emocionado. Não há nada sofisticado na jogabilidade, basta se esquivar, atirar e pegar acessórios para atualizar. É tudo suave e fluido depois de configurado. Isso me lembra daquelas noites em que eu estava escondido na cama usando um teclado para tocar trovões e relâmpagos.
Não é para me gabar, mas o que mais me impressiona neste jogo é o seu ritmo de combate. Diferentes aeronaves inimigas têm diferentes níveis de proteção. Você não pode simplesmente atirar sem pensar. Você tem que aprender a observar, prever e encontrar oportunidades. Esse tipo de jogo que requer o uso do cérebro e a velocidade das mãos é uma lufada de ar fresco no atual mercado de jogos para dispositivos móveis, onde o “combate automático + varredura com um clique” se tornou popular. Às vezes, minha velocidade de reação de 30 anos não consegue acompanhar, e sou ensinado a duvidar da vida pela barragem, mas quanto mais frustrado fico, mais coragem recebo. É assim que um jogo deveria ser.
Quando se trata de tendências de desenvolvimento de jogos para celular, eu realmente tenho minhas próprias ideias. O que pode ser visto a olho nu nos últimos dois anos é que os jogos para celular em grande escala estão cada vez mais indo na direção do "criptônio pesado e do fígado pesado", e os fabricantes estão ansiosos para dividir toda a jogabilidade em pontos de pagamento. No entanto, jogos puros como Air Crisis, que podem ser comprados ou baixados gratuitamente, tornaram-se uma espécie rara. Isto não quer dizer que todos os jogos de monetização sejam ruins, mas quando todo o mercado converge em uma direção, os jogadores têm menos opções. Muitos amigos ao meu redor começaram a se cansar da jogabilidade “estilo escritório” de ficar online todos os dias para limpar suas energias e realizar tarefas diárias. Em vez disso, eles estão dispostos a passar algum tempo jogando algumas rodadas de um jogo de tiro tão simples e elegante.
A Xinmang Digital, que desenvolve Air Crisis, pode não conseguir competir com esses grandes fabricantes em termos de tecnologia, mas merece elogios por conseguir fazer um bom trabalho na jogabilidade em si. Jogo desde a era Symbian e testemunhei pessoalmente a evolução dos jogos para dispositivos móveis, da qualidade de pixel às obras-primas 3D, e do nível de jogo para um jogador às competições sociais, mas os fundamentos não mudaram - um bom jogo é sempre aquele que lhe permite esquecer o tempo e desfrutar puramente do desafio. Embora Air Crisis não seja uma obra-prima do nível 3A, esse tipo de retorno à atitude original é exatamente o que há de mais escasso no atual mercado de jogos mobile.
Claro, isso não significa que o jogo esteja isento de falhas. A qualidade da imagem e os efeitos sonoros são considerados rudimentares hoje, e o design dos níveis não traz surpresas. Mas para a festa sentimental, conseguir encontrar aquela felicidade simples e direta já vale o preço do ingresso. Jogadores mais velhos com mais de 40 anos podem sentir falta e os jogadores mais jovens podem pensar que é antiquado, mas e daí? É um jogo, apenas divirta-se.
Finalmente, nesta era de 648 frequentes, é realmente raro encontrar um jogo que dependa de tecnologia e não seja excessivamente agressivo. Espero que os desenvolvedores do Xinmang Digital possam perseverar e também espero que o mercado de jogos para celular tenha mais trabalhos puros e radicais como este. Os mais velhos sabem de tudo, mas hoje em dia há cada vez menos equipes que conseguem se acalmar e aprimorar a jogabilidade.
Sem mais delongas, vou começar outra rodada. Essa onda de inimigos é um pouco difícil de lidar 🔥🕹️