图片
Comecemos com uma pequena digressão. Há alguns dias, eu estava mexendo no meu telefone e encontrei uma captura de tela de um arquivo do Basketball Manager salvo no sistema Nokia Symbian. Não havia telas sensíveis ao toque naquela época. Usei as setas do teclado para ajustar as táticas uma por uma e ainda me diverti jogando. Os jogos para celular naquela época eram muito simples. Não houve cobrança inicial de 6 yuans e não houve pontos de resistência para retardar seu progresso. Contanto que você gostasse de basquete, poderia jogar continuamente o dia todo.
Para ser honesto, a indústria de jogos para celular se desenvolveu tão rapidamente nos últimos anos que às vezes sinto que não consigo acompanhar. Desde o primeiro lote de minijogos independentes, até os jogos web posteriores, até o atual mundo aberto e batalhas competitivas, o nível da tecnologia gráfica melhorou, mas uma coisa tem regredido: as duas palavras "gestão" e "estratégia". Se você for à App Store e procurar por Basketball Manager, oito em cada dez deles estão comprando cartas e trocando skins, usando o nome de um manager, e tudo o que fazem é desenhar jogadores, triturar fragmentos e acumular poder de combate. Para ser justo, este não é mais um jogo de gerenciamento. Na melhor das hipóteses, é um jogo de cartas com tema de basquete.
Então, quando vi esse novo jogo chamado "Basketball Manager", minha primeira reação foi que não tinha nenhuma expectativa. Mas eu não aguento. A introdução diz “Não utiliza força física, não sintetiza jogadores e não coleta fragmentos de equipamento”. No actual ambiente de mercado, estas palavras são realmente como uma lufada de ar fresco. Entrei e tentei. Para ser sincero, depois de jogar uma tarde, pude perceber que os desenvolvedores realmente entendem de basquete.
Ele não se concentrou em fazer compras de cartas chamativas, mas em vez disso construiu um sistema sólido de desenvolvimento de jogadores. Você mesmo pode descobrir os jovens, começar com o relatório de escotismo e observar seu crescimento aos poucos. Diferentes opções táticas aparecerão no jogo de acordo com as características dos jogadores. Pick-and-roll, pontos repentinos e cortes de ar não são apenas decorações, mas realmente se refletirão no rumo do jogo. Para ser sincero, não tive a sensação de transformar os alunos do segundo ano que treinei de substitutos com média de 8 pontos por jogo em All-Star.
Olhando para o atual ambiente de jogo para celular, a orientação deste jogo é na verdade um pouco “contracorrente”. Hoje em dia, todos os jogos para celular convencionais estão tentando ser rápidos e de curto prazo, desejando que você possa tomar uma decisão de pagamento 5 minutos depois de ficar online. A atividade diária e a receita são o primeiro KPI do produto. "Basketball Manager" é mais como um produto da velha escola. Ele quer que você desacelere, use seu cérebro para implantar a escalação, aposte no limite de crescimento de um jovem e experimente a diversão de estudar táticas.
Na verdade, eu entendo a situação deste produto. Os jogos para celular de estratégia pura têm vivido uma crise nos últimos dois anos. Grandes IPs e empresas líderes estão sobrecarregando-os em termos de volume de compras, enquanto os jogos casuais ocupam um tempo fragmentado. Mas será que os jogadores realmente não precisam de bons jogos? Eu não acho. Não estou me gabando, mas se você olhar os jogos single-player mais vendidos no Steam todos os anos, as vendas nunca foram ruins, o que mostra que a demanda sempre existiu, mas poucas pessoas no lado móvel estão dispostas a se acomodar e fazê-lo.
Este jogo não é perfeito. Afinal, a interface, a orientação e a arte da versão 4.0 são um pouco nostálgicas. Na era atual de tela cheia e alta renderização, não parece atraente à primeira vista. Mas pense nisso de outra perspectiva, não há muitos jogos de gerenciamento de basquete hoje em dia que estejam dispostos a se acalmar e fazer mecânica.
A plataforma é gratuita, não há sorteio de cartão e não há pagamento forçado. Você pode ficar online todos os dias para ver se os jovens que você treinou conseguem acertar a bola e estudar como jogar no próximo jogo. Não tenha pressa e siga os passos. Essa sensação é realmente como voltar a mais de dez anos atrás. Naquela época, jogar era tudo uma questão de felicidade que você desenvolveu sozinho. Se você já gostou de pura simulação de negócios de basquete e está disposto a ser paciente com jogos nacionais independentes, experimente. Talvez não seja grande ou maduro o suficiente agora, mas não quero ver esse tipo de time que sinceramente faz os jogos esfriarem. 🤔🏀