图片
Para ser honesto, tendo jogado desde a era Saipan, nossa geração de jogadores testemunhou todo o processo dos jogos para celular, da cobra ao mundo aberto. Não existia o conceito de “guerra nacional” no passado. Ser capaz de conectar todos os proprietários Bluetooth seria incrível. Agora, quando abro a app store, a tela está cheia de jogos para celular 3A, cada um com gráficos mais requintados, mas muitas vezes não consigo jogá-los.
Não vou me gabar disso, mas o jogo sobre o qual quero falar hoje, “Dynasty Warriors”, na verdade me trouxe de volta um pouco da sensação que tive quando procurava jogos em fóruns. É um jogo de estratégia de guerra sério, não uma batalha automática falsa de um clique e depois assistir os generais lutarem por conta própria. Você tem que pensar na contenção das tropas, considerar o layout ofensivo e defensivo da cidade e ficar de olho no manejo de alimentos e grama, que é bastante desgastante. Só por esse núcleo duro, tenho que falar sobre isso.
Algumas pessoas podem perguntar, já estamos em 2024, por que você ainda está jogando esse jogo “velho e antigo”? Deixe-me conversar com você. Na verdade, desta vez há um motivo para o retorno da categoria SLG. Nos últimos anos, vários jogos de ação em mundo aberto para celular atraíram a atenção de todos, mas o que acontece depois que você se cansa de jogar? Você ainda precisa encontrar um lugar para sentar e pensar na estratégia. Este jogo me dá a sensação de que tornou a “Guerra dos Três Reinos nos celulares” bastante autêntica. O desenvolvimento de generais famosos não é uma pilha estúpida de valores, a guerra nacional em tempo real não é a interação falsa de desligar e clicar, e o gerenciamento do território é como a agricultura nos jogos para PC do passado.
A indústria realmente se desenvolveu rapidamente nos últimos anos. Desde a troca de skins com ouro de criptônio até a luta pela força técnica, nós, jogadores, também assistimos este círculo construir arranha-céus e entreter os convidados durante todo o caminho. Mas, para ser honesto, acho que um bom jogo para celular não envolve apenas gráficos explosivos, mas, mais importante, permite que você tenha a sensação envolvente de “criar estratégias” em tempo fragmentado. Assim como “Dynasty Warriors”, ao abri-lo, você pode sentir que este é um mundo vivo e caótico, ao invés de uma interface chata com apenas pontos vermelhos e classificações de poder de combate.
Claro, usuários puros de telefones celulares podem sentir que a otimização da plataforma 5.0 precisa de mais trabalho, mas a base deste jogo é realmente boa. O desenvolvedor Zhijian Entertainment também é bastante discreto. Ele não envolve promoções de compra sofisticadas e apenas uma jogabilidade realista. Poucas equipes estão dispostas a fazer isso atualmente.
Finalmente, deixe-me dizer algo com emoção. Desde se esconder na cama e usar a rede 2G para baixar dezenas de jogos KB, até agora ser capaz de comandar milhares de soldados a qualquer hora e em qualquer lugar, nossa geração de jogadores realmente acompanhou os bons tempos. Espero também que cada vez mais fabricantes possam pensar na natureza de jogos como este e parem de pensar em como esvaziar as carteiras dos jogadores antigos. Afinal, o que realmente nos mantém é o nosso amor pelo jogo em si. 😌