Lembro-me de quando usei o Nokia N95 para jogar o emulador Symbian, há mais de dez anos. Não havia tendência de jogos para celular naquela época. Havia apenas alguns jogos que podiam ser instalados em telefones celulares. Quem poderia imaginar que o mercado atual de jogos para celular se tornou assim, com mundos abertos, Unreal Engine e gacha bidimensional a cada passo, todos mais pesados do que os jogos para PC.
Para ser honesto, não estou mais interessado na maioria dos novos jogos para celular. Pessoas na casa dos trinta realmente não têm energia para aprender esses complicados sistemas numéricos e estruturas de desenvolvimento. Trabalhar todos os dias já é cansativo, jogar não é só para relaxar?
Mas esse “Plano de Desenvolvimento de Herói” realmente fez meus olhos brilharem.
Em primeiro lugar, é algo do Flounder Studio, um trabalho de desenvolvimento histórico lançado pela 4399. Para ser honesto, 4399 sempre foi o símbolo da memória da era dos jogos de navegador em minha mente. Não esperava ver um estúdio tão antigo fazendo esse tipo de produto agora. Isto por si só é um sinal interessante, indicando que a trajetória dos jogos móveis domésticos está realmente divergente.
Quando se trata de discutir as tendências de desenvolvimento de jogos para celular, a tendência mais óbvia nos últimos dois anos é, na verdade, retornar à “jogabilidade em si”. Nos últimos anos, todos olhavam para as pilhas de materiais daquelas grandes fábricas, ansiosos por colocar nelas toda a jogabilidade. Qual é o resultado? Muitas pessoas ficam entediadas depois de jogar por três meses. 😮💨
“Plano de Crescimento do Herói” é o oposto. É mais como um jogo de desenvolvimento independente daquela época. Dá-lhe o guião do protagonista e permite-lhe viver em diferentes dinastias. Você pode ser um imperador e governar o governo, pode viajar pelo mundo e ser um cavaleiro, e também pode ser um oficial famoso e conversar entre os estudiosos. Esse tipo de pura substituição de personagem e experiência de enredo é algo cada vez mais escasso nos jogos para celular hoje em dia.
Para ser sincero, o meu favorito é esse tipo de jogo “histórico”. Não é uma concha vazia que chama você de estilo antigo só porque você usa roupas antigas. Pode realmente fazer você sentir a identidade e as escolhas no contexto daquela época. Os jogadores casuais de hoje podem não entender esse sentimento, mas nossa geração jogou desde Legend of Heroes of the Three Kingdoms e Legend of Jin Yong, e naturalmente temos uma boa impressão desse tipo de trabalho de desenvolvimento que usa a história como base e a jogabilidade como base.
Do ponto de vista da plataforma, a plataforma operacional é 5.0 e o modelo de carregamento é 0. Isso é muito cuidadoso, é gratuito para jogar e não há pop-ups complicados. Para ser honesto, o mercado atual de jogos para celular é uma mistura. Muitas pequenas empresas simplesmente reformulam seus produtos e fogem depois de ganhar dinheiro. Acho digno de elogio que uma equipe antiga como a Flounder ainda consiga manter a compostura para produzir uma obra com conteúdo profundo e histórico.
Além disso, também quero dizer que a indústria de jogos para celular está cada vez mais fragmentada e leve. As pessoas preferem passar o tempo assistindo a vídeos curtos do que se concentrar em jogar. Mas há sempre um grupo de jogadores, como eu, que ainda espera manter um jogo no telemóvel para poder jogar devagar e saborear com atenção. O "Plano de Crescimento Heroico" simplesmente atende a essa necessidade. Pensando bem, você pode subir e cuidar dos assuntos governamentais, ir aos rios e lagos, sem pressa para as atividades, sem necessidade de sentar no ranking, uma experiência de desenvolvimento completa.
Talvez esta seja uma lufada de ar fresco na era atual de rápida iteração de jogos para celular. Mais cedo ou mais tarde, a tendência de toda a indústria mudará do empilhamento de valores numéricos para a comparação da qualidade da imagem, para contar uma boa história e criar um mundo. O "Plano de Crescimento Heroico" é um excelente experimentador dessa tendência.
Deixe-me finalmente dizer algumas palavras do meu coração. Jogo desde a era Saipan e experimentei todo o processo dos jogos para celular do zero, da simplicidade à complexidade. Olhando para essas "obras-primas" que geralmente têm vários gigabytes de tamanho, às vezes, quando penso nos jogos Java que tinham dezenas de KB cada, sinto ainda mais falta da pura alegria. Eu realmente espero que haja cada vez mais trabalhos como “Hero Growth Plan”, para que jogadores antigos como nós ainda possam encontrar a mesma sensação quando jogamos um bom jogo pela primeira vez em nossos celulares. 🎮
Ok, isso é tudo. Recomendo a todos que experimentem. É realmente incrível. Os irmãos que já jogaram também podem conversar sobre o roteiro que vocês escolheram.