图片
Não vou me gabar disso, mas como um veterano que joga desde a era Saipan, tenho visto muitos dos chamados “jogos móveis 3A domésticos” atingirem seu pico assim que são lançados, e eles nem se preocupam em manter seus servidores três meses depois. Mas esse “Salto Interestelar” me deixou um pouco confuso – na verdade foi feito por Chongqing Diansou? Na verdade é grátis? 😳
Vamos falar sobre a parte que mais me emocionou. Você conhece a série HomeWorld? Quando joguei “Homeworld” no PC, a sensação de comandar uma frota em um universo profundo e avançar lentamente enquanto ouvia música de fundo ainda é inesquecível. E "Interstellar Jump" na verdade obteve a autorização oficial da Rainha Fiari, e eles eram os membros originais da equipe MOD naquele ano. Não é apenas um desperdício de dinheiro pendurar um nome de IP, mas levar a sério os sentimentos dos jogadores veteranos. Um enredo de 300.000 palavras mais 30 minutos de cenas em CG é um pouco “indo contra a tendência” na era atual do fast food.
Mas é justamente essa “contratendência” que me faz querer falar sobre a tendência de desenvolvimento de jogos mobile.
O que o mercado está agitando agora? Mundo aberto, desenho de cartas, tarefas diárias, sequestro social. Ficar online todos os dias é como ir para o trabalho. Não está completo a menos que drene a energia dos jogadores. Para ser sincero, estou cansado desse tipo de “trabalho eletrônico” com uma tela cheia de pontos vermelhos e um monte de atividades por tempo limitado. O ritmo do “Salto Interestelar” está obviamente preparado para jogadores veteranos – dá mais atenção ao desenvolvimento de frotas de longo prazo e combinações estratégicas. As batalhas de alianças entre servidores são batalhas de rodas, e não um esmagamento estúpido do poder de combate. O que é importante é a formação de tropas e a programação de recursos. Milhares de navios de guerra lutavam online ao mesmo tempo, e a cena realmente parecia uma guerra em casa.
Acho que os jogos para celular têm se diversificado discretamente nos últimos dois anos. Por um lado, há ouro de criptônio numérico cada vez mais pesado e, por outro lado, há obras como “Interstellar Jump” que estão dispostas a se concentrar na visão de mundo, no enredo e na jogabilidade intensa. Embora possa não ser tão bom quanto o desempenho gráfico dos principais fabricantes, é confortável jogar sem a pressão de ser forçado a tirar a carteira. O modo de carregamento indica 0. Estou jogando há alguns dias e não fui bombardeado por pacotes de presentes pop-up. Isso é muito raro em jogos para celular domésticos.
Claro, não é isento de deficiências. Por exemplo, a orientação para iniciantes é um pouco difícil, a interface do usuário não é amigável para jogadores com telas pequenas de telefones celulares e o servidor ocasionalmente congela quando há muitas pessoas. Mas considerando que se trata de uma equipe MOD que se transformou em jogo mobile há dez anos, e pode atingir esse patamar, acho que vale a pena dar uma chance.
Finalmente, vamos falar sobre algo emocional. Naquela época, eu estava jogando a versão Java do StarCraft em uma máquina Symbian, com apenas alguns pixels na tela, e ainda me divertia muito jogando. Hoje em dia, o desempenho dos celulares é cem vezes mais potente e pode transportar cada vez mais fotos e gameplays, mas muitos fabricantes esqueceram a emoção original do jogo. “Star Jump” me lembra daquela noite em que estudei repetidamente a estratégia para o pacote de instalação de dezenas de KB. O universo é tão grande que alguém precisa olhar para as estrelas. 🌌
Se você está cansado de jogar aquelas cartas que mudam de pele, é melhor tentar esta. Sem querer me gabar, pode não ser o mais perfeito, mas é definitivamente o jogo mais “jogo”. Espero que a ficção científica nacional possa ir mais longe no caminho dos jogos para celular.