Caros veteranos, estou aqui para conversar com vocês novamente. Penso que naquela época, com uma Famicom na mão, um nível subaquático em "Contra" podia ser transmitido a três gerações. Não havia aplicativo de estratégia naquela época. Tive que bater a cabeça na parede e experimentar pixel por pixel. Mais tarde, quando joguei “Super Mario”, dei um pulo ao ver uma rachadura na parede. Por que? Como havia muitos tijolos escondidos naquela época, os cogumelos expulsos poderiam salvar vidas. A diversão naquela época era a sensação de “você não me contou, mas eu mesmo descobri”.
Para ser honesto, os quebra-cabeças atuais dos jogos para celular estão me matando. O lembrete é destacado a cada passo, caso você não consiga encontrá-lo, e tudo está circulado para você. Há também o tipo de localização automática de caminhos, pulando com um clique e resolvendo quebra-cabeças é como ler o manual. Não me lembro de nada até o final do jogo, apenas lembre-se de clicar em “Avançar”. É chato, é muito chato.
Só recentemente assisti a um pequeno jogo chamado “Hidden Button” que recuperei um pouco da sensação que tinha naquela época.
O nome deste jogo é muito simples, apenas pede que você encontre o botão de passe oculto. Mas não subestime esses 60 níveis. Cada nível é um teste para o cérebro de Chi Guoguo. Alguns botões estão escondidos na cor de fundo, alguns estão misturados entre as decorações desordenadas e alguns... você nunca esperaria que estivessem naquele tipo de lugar. Fiquei preso por dez minutos quando cheguei ao terceiro nível. Por fim, descobri que o botão não era uma “coisa”, mas sim uma diferença de cor na sombra. Eu queria largar o telefone naquela hora.
Mas quando você se acalma e pensa sobre isso, não era assim que costumávamos jogar naquela época? Não há avisos, nem marcações vermelhas, cabe a você descobrir os detalhes sozinho. Naquela época, tratava-se de escolher a placa de circuito do cartucho do console de jogo, mas agora trata-se de escolher os pixels na tela.
Este jogo também é especializado em guerra psicológica. Alguns níveis parecem muito simples. Há um fundo branco e um botão preto. Clique nele e direi que você está errado. Aí você começa a tocar, tocar nos cantos da tela, tocar nas lacunas do texto e finalmente encontrar o botão real escondido no padrão que você pensava ser apenas decoração. Essa sensação de “você acha que já percebeu, mas na verdade está esperando por você na terceira dimensão” é a mesma de quando você jogou “Sokoban” e descobriu que havia uma caixa que poderia ser empurrada duas vezes, para cima.
Além disso, este jogo é muito bom, feito por Chengdu Mandana. O download é gratuito e não custa um centavo. A maioria dos jogos de quebra-cabeça no mercado agora começa a exibir anúncios quando você atinge o quinto nível ou precisa comprar no aplicativo para desbloquear capítulos. Este “botão oculto” me fez jogar mais de 40 níveis sem que nenhum anúncio aparecesse. Eu até me pergunto se eles estão fazendo caridade ou se podemos nos curvar a eles coletivamente depois de terminarmos os 60 níveis.
Claro, não é isento de deficiências. O design de alguns níveis é de fato um pouco “esconder por esconder”. Por exemplo, os botões estão quase integrados ao fundo e os olhos humanos normais precisam ficar grudados na tela para vê-los. De qualquer forma, coloquei óculos de leitura (não) e ajustei o brilho do meu telefone para o nível mais alto para ver com clareza. Mas, novamente, esta é provavelmente a intenção original do design, que é forçá-lo a pensar sobre o problema de um ângulo diferente. Não me diga, isso realmente curou meu hábito de apertar os olhos ao brincar com celulares.
Por fim, gostaria de deixar uma mensagem sincera aos jovens irmãos: se vocês estão acostumados a jogar o tipo de jogo de quebra-cabeça onde “a resposta é colocada na boca”, experimente este. É garantido que aumentará sua pressão arterial e o deixará subitamente iluminado. De qualquer forma, o tempo que passei agachado na cova aumentou de cinco minutos para meia hora. Minhas pernas estavam dormentes e eu não aguentava sair.
Amigos que querem experimentar a alegria de descobrir segredos por conta própria, apressem-se e comprem um. Se você tiver dúvidas, também pode uivar na área de comentários. Embora não seja um jogador veterano, posso compartilhar minhas ideias com vocês. É isso, vou continuar vasculhando a tela. A reunião acabou! 😎🕹️