Eu estava navegando no fórum hoje e vi um jogo chamado "Super Driving" e imediatamente experimentei. Você acha que são os jogadores de hoje que estão felizes ou os jogadores que tínhamos naquela época? Naquela época, quando eu jogava um jogo de direção, havia apenas algumas linhas de pixels na tela e o volante parecia uma caixa. Quando o carro bateu, houve um “bip” sem sequer faísca. Agora, vejam esse “Super Condução”. É 3D interno e externo, o clima muda e você precisa construir uma empresa de ônibus e ser o chefe. Isso não é dirigir, é ser um magnata dos transportes!
Para ser sincero, quando joguei este jogo, minha primeira reação foi: cara, os efeitos sonoros são muito reais? O ronco do motor, o som dos limpadores raspando nos vidros e o movimento dos passageiros entrando e saindo do ônibus. A sensação de usar fones de ouvido é mais emocionante do que quando dirigia meu ônibus surrado. Lembro que naquela época os smartphones ainda não eram populares e eu me divertia jogando Snake por muito tempo com um Nokia. Agora, os telefones celulares podem exibir esse tipo de imagem. Os tempos realmente mudaram.
No jogo, você tem que operar lentamente uma rota, recrutar motoristas, comprar carros, percorrer rotas e aumentar a empresa passo a passo. Isso me lembra o “Transportation Tycoon” que joguei nos meus primeiros anos. Naquela época, eu jogava na sala de informática por cinco yuans a hora e tinha que ser sorrateiro. E agora? Você pode jogar a qualquer hora e em qualquer lugar no seu celular e é grátis. Como isso faz sentido? Os desenvolvedores não têm medo de perder dinheiro? Mais tarde, vi que era nossa empresa em Shenzhen e entendi. Esta é a coragem da nossa reforma e abertura de fronteiras. Deixe você se divertir primeiro.
O mais irritante é o design do circuito deste jogo. Você tem que descobrir como fazer o layout para ganhar mais dinheiro. Pense em quando estávamos jogando simulações de negócios, como poderia haver um design de interação tão inteligente? São todas rotas rígidas e fixas, basta seguir a missão e pronto. Agora no “Super Driving”, cada estação tem seus requisitos. A demanda de passageiros é diferente durante os períodos de pico e normais. Se o tempo estiver ruim, você terá que dirigir mais devagar, caso contrário os passageiros reclamarão e sua reputação será prejudicada. Ai, isso não é um jogo, isso está claramente me ensinando como ser um chefe!
Mas dito isto, a indústria de jogos mudou muito nos últimos anos. De consoles vermelhos e brancos a fliperamas, de salas de informática a cibercafés, e agora todo mundo tem um telefone celular e joga a qualquer hora e em qualquer lugar. Antigamente, para jogar, você tinha que ir ao fliperama e colocar moedas, mas agora você pode abrir uma empresa de ônibus deitado na cama. Mas não importa como a forma muda, a essência de um bom jogo permanece a mesma – faz você se divertir e ter uma sensação de realização. Assim como esse “Super Driving”, se você insistir em dizer o quão sofisticado é, não vai conseguir. Mas mesmo que lhe peçam para dirigir um carro, contratar um motorista ou expandir uma rota, você ainda poderá se divertir por muito tempo.
Achei que a maioria dos desenvolvedores deste jogo também são jogadores antigos e sabem qual é o apelo das pessoas de meia-idade. Observe os detalhes da construção urbana, os pequenos anúncios nos pontos de ônibus e os engarrafamentos nos horários de pico da manhã e da noite. Eles são tão reais! Às vezes, quando dirijo, sinto como se ainda estivesse naquela cidade há vinte anos, dirigindo aquele ônibus em ruínas sob a luz da manhã para pegar o primeiro grupo de pessoas que vão trabalhar.
Ok, não vamos mais conversar, tenho que ir ao banheiro e voltar para continuar desenvolvendo meu império de ônibus. Este jogo é recomendado a todos os irmãos e irmãs. Quer você queira ser nostálgico ou ter a experiência de ser um chefe, você pode se divertir nisso. De qualquer forma, pretendo jogar por muito tempo. Quando um dia eu abrir minha empresa para a número um do mundo, reportarei meus resultados para vocês! 🚌💨