Irmãos, joguei “Dawn Survival” no emulador hoje e de repente me lembrei dos tempos em que era criança e economizei minha mesada para comprar fitas piratas. Ainda me lembro que naquela época os cassetes GBA custavam dez yuans por três discos. A capa estava impressa de forma berrante e o verso estava cheio de texto de girino. O chefe deu um tapinha no peito e disse: “Versão absolutamente chinesa”. Quando cheguei em casa e liguei a máquina, dei uma olhada - gente boa, eram todos ícones distorcidos e interfaces em inglês, mas ainda assim nos divertimos jogando.
Falando sobre “Dawn Survival”, um RPG de sobrevivência com tema zumbi do Juízo Final, parece que sim quando você começa. Ainda é o familiar pegar equipamentos, lutar contra zumbis e construir uma base, mas comparado aos pixels brutos daqueles cartuchos piratas da época, a qualidade da imagem deste jogo para celular é completamente diferente. Ainda me lembro de quando joguei cartuchos piratas de “Resident Evil”. Os zumbis eram todos cubos roxos e verdes, e tive que confiar na minha imaginação para atirar neles. Agora, no jogo para celular, os efeitos de luz e sombra quando os zumbis se aproximam de mim, ah, é realmente uma lágrima dos tempos.
Mas para ser sincero, o que mais me impressiona neste jogo não são os gráficos, mas sim a emoção de “jogar secretamente”. Naquela época, eu estava escondido na cama ouvindo fitas piratas no meu celular. Fiquei com medo de que meus pais descobrissem, então coloquei o volume no nível mais baixo e não me atrevi a conectar meus fones de ouvido. Hoje em dia tenho o “Survival of the Day” instalado no meu celular e posso reproduzir cópias dele abertamente no metrô, mas me sinto um pouco menos nervoso do que antes. O cenário de casais trabalhando juntos para sobreviver neste jogo para celular me lembra da época em que eu jogava fitas piratas com meus amigos. Cada pessoa se revezaria em cada jogo e, quando morresse, entregaria o controle. Isso foi chamado de entendimento tácito.
O mais incrível é que este jogo realmente tem uma jogabilidade de “reinício da civilização”, o que me lembra a dor da fita pirata quando a bateria acabou e o save foi apagado durante a noite. Eu era ignorante naquela época e pensei que a fita estava quebrada, então soprei e dei um tapa. Agora que penso nisso, é assim que surge a juventude 😂
Embora “Dawn of Survival” seja um jogo novo, os antigos elementos de sobrevivência, tiro e coleta de recursos são claramente uma versão luxuosa e atualizada da jogabilidade de cassetes piratas. Ainda me lembro de jogar jogos piratas "Escape" naquela época, e a tela estava presa no PPT, mas eu ainda estava com medo de que minhas palmas estivessem suando; agora o jogo para celular é suave e suave, e posso atirar na cabeça com precisão quando os zumbis atacam. Esta melhoria não é realmente uma melhoria pequena.
Se você também é um jogador antigo da era GBA/PSP, recomendo fortemente que experimente este jogo como um verdadeiro ingresso para sua juventude. Mas, para ser sincero, mesmo que agora esteja a jogar verdadeiros jogos para telemóvel, o que mais sinto falta é da tarde em que agarrava o meu troco amassado e escolhia cassetes piratas em frente ao armário de vidro da cantina. O jogo estava lento naquela época, mas nos divertimos muito rindo. 🎮✨