Para ser honesto, não me lembro quanto tempo se passou desde que encontrei um jogo de quebra-cabeça para celular que me fez sentar e jogar em silêncio. "Dream Twins" é uma pequena surpresa inesperada. Não estou me gabando, me dá a mesma sensação daqueles minijogos Java bem desenhados que joguei no Symbian antigamente, puro e sólido, sem tantas rotinas de negócios sofisticadas. 😌
A jogabilidade do jogo é o clássico salto de plataforma e resolução de quebra-cabeças, e o mecanismo central é a alternância entre os mundos interno e externo. Você controla a garota Retna para realizar certas ações em um mundo, que afetarão o ambiente do outro mundo. Na verdade, esse tipo de design interativo entre dois mundos não é novo, mas este jogo torna a ação de "troca" muito suave e as camadas de quebra-cabeças são bastante sólidas. Nos estágios posteriores, muitos níveis realmente exigem que você pare e desenhe dois traços em um papel de rascunho para descobrir. Esse tipo de satisfação em pensar é precisamente o que muitos dos chamados “jogos de quebra-cabeça” no mercado hoje não podem oferecer. Esses jogos geralmente permitem apenas que você clique e assista a anúncios.
Falando sobre o jogo em si, ainda quero falar sobre as tendências de desenvolvimento da indústria que tenho observado. Eu costumava ver pessoas dizendo que os jogos para celular estão gradualmente se transformando em uma cultura de fast food. Na verdade, isso é bastante inútil. Mas nos últimos dois anos, é óbvio que algumas equipes estão começando a aparecer no mercado dispostas a competir na jogabilidade principal. Por exemplo, eles estão fazendo alguns conceitos de jogos independentes e não tão pesados, usando apresentação estilo pixel, focando na atmosfera narrativa, e começando a fazer alguns trabalhos semelhantes ao temperamento dos jogos de console. “Twins in Fantasy” é um produto muito representativo desta tendência. Ele usa um corpo relativamente leve para transmitir um enredo quente e também cria uma lógica de resolução de quebra-cabeças que não diminui, o que é muito admirável.
Vamos falar novamente sobre o desenvolvedor, Shenzhen Yunbu Interactive Entertainment. Para ser sincero, eu não sabia muito sobre esta empresa antes, mas para poder produzir tal trabalho, percebe-se que eles têm um amor pelo próprio jogo por trás deles. O fato de o download ser gratuito é bastante surpreendente. Você deve saber que esse conjunto de design de níveis e renderização artística está nas mãos de muitos editores, e eles precisam estabelecer um sistema de aquisição ou limite de compra no aplicativo. Tal estratégia de preços mostra pelo menos que esta equipa quer construir primeiro o boca-a-boca e não está a pensar na colheita a curto prazo.
O design dos fragmentos de memória do jogo também toca pessoas da minha idade. Quem não tem algumas palavras de arrependimento na juventude que deseja compensar? O estilo Pixel pode ser apenas um sentimento aos olhos de muitas pessoas, mas na verdade, as equipes que usam pixels hoje são pessoas que realmente desejam atingir essa expressão ao extremo. Os personagens são delicadamente desenhados e as emoções são muito emocionantes. Na verdade, me senti um pouco dolorido quando terminei o jogo. Posso estar velho, haha. 👴
Não vou me gabar disso, mas se você estiver remotamente interessado em jogos de quebra-cabeça ou quiser saber o quão sérios os desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis podem ser hoje em dia, recomendo fortemente que você experimente “Dream Twins”. Isso não quer dizer que seja perfeito, a orientação do tutorial é um pouco branda e algumas pessoas podem achar a curva de dificuldade posterior íngreme, mas essas pequenas falhas não impedem que se torne uma das obras mais recomendadas no meu celular desde 2024.
Finalmente, espero que mais equipes de produção como esta apareçam no futuro. Na estrada dos jogos para celular, os jogadores votarão com os pés se ousarem ir mais devagar e mais fundo. Se você já jogou ou está jogando atualmente, fique à vontade para vir aqui e conversar sobre sua experiência. Quer sejam reclamações sobre os quebra-cabeças ou sentimentos sobre o final, eu gostaria de ouvir. 🤝