Ontem eu estava vasculhando a pasta e encontrei um jogo antigo, que era um xadrez criado por Dobit. Para ser honesto, é bastante emocionante. Lembro-me que na era Symbian, eu tinha uma versão Java do xadrez armazenada no meu telefone. A tela era pequena e demorei muito para movê-la com as setas do teclado para fazer um movimento, mas ainda conseguia me agachar no ponto de ônibus e brincar a tarde toda. Muitos anos se passaram e os telefones celulares foram substituídos por várias gerações, mas este jogo ainda parece o mesmo.
Você pode baixá-lo apenas clicando nele sem estar conectado à Internet, o que é muito raro hoje em dia. Todo mundo sabe o que está acontecendo no mercado de jogos para celular agora. É tudo uma questão de comprar cartas, rotinas diárias, pontos de resistência e primeira recarga de ouro criptônio. É como chegar no trabalho. Jogar é mais cansativo do que fazer hora extra. O xadrez, um jogo transmitido por nossos ancestrais, pode ficar no seu telefone sem fazer barulho, janelas pop-up ou incomodar as pessoas. Ele pode simplesmente ficar quieto e esperar que você jogue. Para ser honesto, isso por si só é uma experiência revigorante.
Vamos falar sobre o jogo em si.
Acho que sua IA é realmente adequada. Ele não é do tipo que brinca casualmente. Ele tem uma rotina no início, vai contê-lo no meio do jogo e também conhece os pontos-chave da defesa no final do jogo. Mesmo que um veterano escolha um nível de dificuldade alto, ele ainda pode morrer suando frio. Se você é novato, escolha o modo simples e explore aos poucos, para não desanimar e desistir do jogo. Há também uma variedade de aberturas para escolher, incluindo artilharia suave, artilharia de coluna e cavalos de tela. Jogadores que gostam de estudar layouts podem se divertir.
As peças de xadrez também são bem feitas, a textura do tabuleiro de xadrez de madeira maciça não tem a aparência de plástico barato e os efeitos sonoros dos movimentos também são confortáveis. Meus olhos não ficam desconfortáveis depois de jogar uma tarde inteira, o que é bastante raro no xadrez móvel.
Para ser honesto, às vezes me pergunto: para onde irão os jogos para celular no futuro? Os gráficos estão cada vez mais deslumbrantes, os motores estão cada vez mais potentes e os sistemas estão cada vez mais complexos. Os fabricantes estão ansiosos para transformar jogos em filmes, software social e plataformas de compras. Mas sempre sinto que, à medida que avançamos, um jogo puro como o xadrez se tornará cada vez mais valioso.
Porque às vezes as pessoas só precisam de um canto tranquilo, onde não tenham que competir com ninguém, entrar ou marcar ponto, desligar a Internet, apenas jogar xadrez tranquilamente, jogar fora depois de jogar e fazer o que quiserem. Esse tipo de calma, creio eu, é o sabor mais original do jogo, e também é algo que muitos grandes fabricantes esqueceram.
Isso não quer dizer que as novas obras-primas não sejam boas. Os jovens gostam de emoção e excitação. Isso é normal. Mas os jogadores veteranos da minha idade valorizam cada vez mais este jogo simples que pode acalmar as pessoas. Você pode pegá-lo a qualquer momento e deixá-lo ir a qualquer momento. Não roubará seu tempo nem esvaziará sua carteira. 
De qualquer forma, mantive este jogo de xadrez. Na era Saipan, o tabuleiro de xadrez era pequeno, mas a alegria era grande. Agora que a tela está maior, a alegria não diminuiu, o que é bom.