Em primeiro lugar, não tenho tempo para comer. Simplesmente não assisti nenhum jogo recentemente. Eu estava muito ocupado para navegar na app store e fui preso por este Ant Simulator na plataforma 5.0. Originalmente, pensei que era um joguinho chato em que você desliga para coletar comida, mas quando você joga, descobre que, minha querida, a profundidade competitiva e o design de equilíbrio dessa coisa são mais sofisticados do que alguns jogos para celular que se autodenominam MOBA.
Vamos primeiro falar sobre a lógica de confronto da jogabilidade central. No jogo você não é invencível. Você é uma formiga, liderando sua família para sobreviver no deserto. Parece uma sobrevivência casual, mas no jogo real, este jogo é completamente um jogo de confronto assimétrico em níveis elevados. A localização atualizada dos pontos de alimentação, as rotas de patrulha dos inimigos naturais (como aranhas e tamanduás) e até mesmo a redução do território causada pelas mudanças climáticas, cada passo é uma guerra de informação. Você tem que sempre calcular se essa onda de grãos de arroz se movendo para o leste atingirá a força principal da colônia de formigas controlada pelo jogador oposto? Deveríamos enviar formigas operárias para roubar os recursos da família ou toda a equipe deveria avançar para tomar o reduto da água com açúcar no meio?
Acho que o que há de mais louvável no equilíbrio deste jogo é a relação contida entre “quantidade” e “qualidade”. Muitos jogos semelhantes gostam de esmagar valores numéricos, mas neste jogo, mesmo que você seja um kryptoniano e eleve uma única formiga ao nível máximo, se você cometer um erro ao se mover e estiver cercado por cinco formigas operárias comuns, o elo de controle ainda será consumido vivo. Isso dá aos jogadores civis muito espaço de manobra. Já vi um mestre usar uma formação de formigas básica e pura, contar com o aggro de monstros selvagens para colidir com a equipe de elite adversária e então aproveitar o caos para roubar recursos. Esse tipo de pensamento operacional realmente me dá vontade de ver os melhores times da LPL roubando dinheiro. No fórum, todos chamam isso de tática “quatro ou dois movimentos de mil libras”, o que considero bastante apropriado.
É claro que o actual ambiente competitivo não está isento de perigos ocultos. O que mais merece reclamação é o “sistema inimigo natural”. Nos mapas comuns, a ameaça dos inimigos naturais é igual para ambos os lados e pertence ao mecanismo ambiental. Mas no modo de classificação de alto nível, o mecanismo de acionamento dos inimigos naturais é muito amigável para o defensor. Porque você só precisa agachar perto do ninho, montar a armadilha e, quando o outro lado passar com comida, acionar o alarme para atrair os tamanduás, e aí você pode acabar com o grupo de pessoas de uma só vez. Isso fez com que os atuais estilos de jogo de médio a alto nível fossem seriamente solidificados, e o lado ofensivo ficasse em grande desvantagem. Todo mundo está apenas tentando ser o “sexto” jogador, e a diversão com o jogo caiu muito. Analisei o anúncio de atualização mais recente do desenvolvedor Beijing Le Jie Lun Technology Co., Ltd. e parece que esse ajuste numérico não foi mencionado. Se o alcance de acionamento da armadilha do defensor não for enfraquecido na próxima versão, acho que os eventos de alto nível deste jogo se tornarão cada vez mais enfadonhos.
Finalmente, vamos falar sobre ritmo. O melhor deste jogo é que o tempo de uma única partida é bem controlado, cerca de dez minutos por partida, o que é muito adequado para pescar no trabalho ou jogar depois de terminar uma partida ranqueada. Mas os detalhes de seu funcionamento exigem velocidade manual, principalmente a operação multilinha: por um lado, você tem que controlar o campo de visão da formiga de reconhecimento e, por outro lado, você tem que dividir suas tropas para interferir na coleta do inimigo, e também tem que arrastar a tela com velocidade manual para liberar habilidades de resgate. Caso o oficial queira colocar este jogo no palco dos e-sports, é recomendável otimizar primeiro o ângulo de visão. Atualmente, a lógica de rastrear o ângulo de visão principal ao assistir replays é um pouco confusa e não é clara o suficiente.
Em geral, desde que o oficial consiga consertar a maldita vantagem defensiva, a competitividade deste jogo de sobrevivência de formigas no terminal móvel certamente se classificará no escalão T1. Posto esta recomendação na seção do romance original porque sinto que a jogabilidade operacional do jogo está de fato contando uma história épica magnífica. Continuarei prestando atenção às versões subsequentes e espero que o planejamento não estrague uma boa mão. Se você estiver interessado, você pode realmente tentar. Os níveis do tutorial de desafio de sobrevivência no início também são muito naturais. 🕷️🐜