Ainda me lembro de quando era criança, escondia secretamente meu dispositivo portátil apenas para jogar mais duas rodadas de pinball. Naquela época, a tela era pequena e os pixels grossos, mas o som de uma bolinha batendo nela poderia me manter ouvindo a tarde toda. Agora você pode jogar esse tipo de "Crazy Pinball" no seu celular. Depois de começar, ei, aquela sensação está de volta, mas quando você toca com cuidado, a diferença é bastante interessante.
Todos os jogadores antigos sabem que os jogos de pinball no passado focavam no sentido físico. Quando a bola atinge os tijolos, o ângulo, o rebote e a força dependem da sensação da mão. O feedback do botão GBA foi muito sólido naquela época. Pressione para a esquerda e para a direita e a bola parece tremer quando voa. Quanto à versão de réplica atual, você pode segurar a tela diretamente com um dedo, arrastar para mirar e soltar para lançar. O funcionamento é sim mais suave, mas sempre sinto que falta a sensação ritual da “vibração da máquina na palma da mão”. Mas dito isto, a qualidade da imagem agora é realmente inimaginável naquela época. Os efeitos dinâmicos da colisão de bolas e blocos e os efeitos de luz barulhentos são muitas vezes mais legais do que os tijolos de pixel daquela época.
E a jogabilidade casual atual é realmente conveniente. No passado, se você quisesse jogar, tinha que encontrar o arquivo salvo, temendo que seus pais descobrissem que você estava escondendo o console. Agora você pode pegar seu celular e ter dois enquanto espera o ônibus. As regras também são mais simples. Mire, solte e marque. Não existe um sistema de combinação complicado. É muito fácil aliviar o estresse. Mas, sendo uma pessoa idosa como eu, ainda sinto falta do aborrecimento do passado, quando a bola escapava porque não controlava bem a minha força. A assistência de mira atual é muito inteligente, mas carece da emoção do desafio.
Mas dito isto, os tempos estão mudando e os jogos também. Os clássicos do passado são as memórias da juventude, e a reprodução atual é um toque de doçura na vida agitada. Jogar bolinhas de gude como um louco permite que jogadores antigos como eu façam uma pausa de vez em quando, e também me permite ver que as crianças de hoje também podem vivenciar a felicidade que tínhamos naquela época da maneira mais simples, o que é ótimo. A juventude não acabou, apenas muda de tela e continua brilhando. ✨