Cada vez que posto uma avaliação, amigos perguntam na área de comentários como você conseguiu essa pontuação e se foi pago. Na verdade, tenho minha própria maneira estúpida de pontuar, que é dividi-la em quatro dimensões: gráficos, jogabilidade, monetização e interação social. Cada dimensão é pontuada em dez e, finalmente, é feita a média. Este método não é muito inteligente, mas pelo menos consigo manter-me acordado e não ser desviado pela alegria de uma determinada rodada.
Hoje, tomaremos o "Apex Battleship" como exemplo e falaremos sobre como esse conjunto de padrões é usado.
Vamos falar primeiro da foto, dou sete pontos. Como um jogo de batalha naval para celular, seu reflexo na superfície da água, o efeito de explosão de balas de canhão entrando na água e os detalhes do modelo do navio são todos decentes. Especialmente quando o contratorpedeiro puxa a fumaça para virar, a textura das ondas é bastante intimidante. O ponto de deduzir pontos é que a luz e a sombra em algumas cenas ficam um pouco superexpostas, principalmente na batalha naval em um dia ensolarado. Ficar olhando por muito tempo cansa muito os olhos. Além disso, o telefone perderá frames quando esquentar. Isto é mais óbvio em batalhas prolongadas, então um ponto será deduzido.
Depois vem o destaque da jogabilidade, que dou oito pontos. A escada 10v10 em pessoa real tem um sabor competitivo, não o tipo de jogo ocioso que começa com batalhas automáticas. Os contratorpedeiros demoram a colocar minas, os navios de guerra têm de ser considerados com antecedência e os porta-aviões têm de gerir aeronaves baseadas em porta-aviões. Cada um dos cinco tipos de navios tem sua maneira de fazer as coisas e sua coordenação exige muita formação e posicionamento. A masmorra da campanha também é bem feita, ao contrário de alguns jogos que enganam você com um nível principal. Os pontos são deduzidos porque às vezes o companheiro de equipe de IA tem uma hemorragia cerebral. Mesmo que você tenha razão ao puxar um cigarro, ele insiste em sair correndo para entregá-lo, querendo até quebrar o telefone. Outro ponto é que o limite para começar a usar submarinos é muito alto. Para iniciantes, dirigir um submarino é basicamente um passeio turístico em alto mar, e a experiência é bastante desanimadora.
Em termos de ouro criptônio, o jogo é gratuito, mas skins e navios de última geração custam dinheiro ou dinheiro. Dou seis pontos. Você pode jogar sem gastar dinheiro e ganhar navios de alto nível dependendo do tempo e das atividades, mas o processo é relativamente longo. Skins têm bônus de atributos, o que considero um pouco injusto. Em jogos competitivos, você deve tentar evitar gastar dinheiro para comprar limites superiores de valores. Caso contrário, não importa quão boas sejam suas habilidades, você não será capaz de resistir aos atributos da nave do cara kryptoniano que o sobrecarregam. Felizmente, a entrada paga não é uma recomendação forçada e os recursos proporcionados pelas atividades diárias são suficientes, o que é bastante consciente.
Sete pontos para social. Existe um sistema de legião e voz em tempo real no jogo. Quando o preto está aceso, o comando parece um campo de batalha. Principalmente quando dez pessoas gritam “Lute contra o porta-aviões! Lute contra o porta-aviões!”, o sangue é realmente apaixonado. Mas no jogo de combinação de estranhos, quase ninguém falava e a maioria das pessoas continuava brigando. Se ganhassem, todos voltariam para suas casas e, se perdessem, culpariam uns aos outros. A atmosfera social era um pouco polarizada.
Somados, a pontuação média dos quatro é de sete pontos. Essa pontuação se enquadra na categoria “vale a pena tentar, mas não espere ser perfeito” para mim. Minha avaliação não é para dizer se o jogo é bom ou não, mas para lhe dar um quadro de referência. Algumas pessoas dizem que a classificação é baixa, outras dizem que é alta. Na verdade, ambos estão corretos. Todo mundo se preocupa com coisas diferentes. Se você é um jogador que gosta de batalhas navais intensas e confrontos competitivos, “Apex Warships” com uma pontuação de jogo de 8 provavelmente atenderá ao seu apetite; se você deseja apenas um dia a dia descontraído e casual, é recomendável esperar para ver.
De qualquer forma, depois de tantos anos jogando, meu entendimento mais profundo é: os padrões de pontuação estão sempre mortos e as pessoas estão vivas. O que você acha divertido pode ser um motivo para outros desistirem. Então tome minha opinião como referência. Você ainda precisa navegar no barco para saber a coisa real. 🚢