图片
Ainda me lembro da época do ensino fundamental, quando economizava o dinheiro do café da manhã só para ir ao fliperama e colocar moedas, só para jogar algumas partidas de The King of Fighters '97. Naquela época, o ataque especial de Kyo Kusanagi, o Orochi Nagi, os três golpes de flores de Iori Yagami, e o Arashi no Yama de Goro Daimon, cada movimento estava gravado na memória muscular. Hoje, ao baixar The King of Fighters '97 OL no celular, minha primeira reação foi: — Caramba, é exatamente essa sensação! 😭
Para ser honesto, quando vi que era uma licença oficial da SNK, fiquei um pouco apreensivo. Afinal, ao longo desses anos, joguei muitos jogos para celular que se diziam nostálgicos, mas acabavam sendo apenas compras dentro do jogo com skins, distorcendo os personagens clássicos. Mas em 'The King of Fighters 97 OL', na tela de seleção de personagens logo no início, quando a BGM começou a tocar, minha pele ficou arrepiada. Kyo Kusanagi, Iori Yagami, Chizuru Kagura, Terry, Mai Shiranui... ver esses velhos amigos aparecerem um por um me fez instantaneamente voltar aos dias do ensino fundamental, sentado na frente dos fliperamas.
Claro, comparado com a versão original de The King of Fighters '97, a versão para celular com certeza tem muitas mudanças. A mais óbvia é a forma de controle. Antes, era joystick + seis botões, e as combinações de golpes exigiam fluidez e ritmo; por exemplo, o Kusanagi de Kyo precisava ser executado rápido e com precisão para conectar. Agora, na tela do celular, foi substituído por joystick virtual + botões virtuais, e no começo realmente não se acostuma, sempre parece que os ataques especiais não saem. Mas depois de jogar um tempo, percebe-se que o jogo fez muitas otimizações auxiliares, como vincular os botões de habilidades diretamente aos golpes, permitindo execução com um toque, além de mostrar o tempo de recarga das habilidades. Para jogadores sem tanta habilidade, isso acaba sendo mais amigável, mas para os jogadores veteranos, essa simplificação realmente tira um pouco da sensação de conquista de 'executar manualmente' como antigamente.
Além disso, há o sistema de habilidades. No KOF 97 original, cada personagem só tinha alguns movimentos especiais e super especiais; as combinações se baseavam em início, mira, confirmação e finalização, e as lutas dependiam totalmente de previsão e reação. Já no KOF 97OL, há um sistema de múltiplas combinações de habilidades, onde cada personagem pode ter várias habilidades e ainda combiná-las livremente, até mesmo em sequência de combos encadeados. Experimentei com o Kyo Kusanagi e consegui ligar o Ko no Snaky, depois o O no Snaky e ainda o Max Super Especial, criando uma sequência muito mais espetacular do que no original. Para ser sincero, o efeito visual realmente é impressionante, os efeitos especiais são muito mais legais, mas ainda parece faltar aquele sabor de luta simples e firme do original. No original, um soco pesado seguido do movimento sem forma dava aquela sensação de impacto real, que os efeitos luminosos atuais na tela cheia não conseguem substituir.
Outro ponto que me faz sentir particularmente emocionado é o modo de jogo e o modelo de cobrança. A versão original de The King of Fighters '97 era arcade com moedas: um contra três, se você perdesse, tentava de novo, dependendo apenas da habilidade e da estratégia. Já o 'The King of Fighters '97 OL' é gratuito para baixar, mas quem entende, entende: há energia, diamantes, sorteios de cartas, e os personagens precisam evoluir por fragmentos para subir de estrela. Embora sinceramente seja dito que é oficialmente licenciado, jogar sempre dá a sensação de que 'quem tem dinheiro fica mais forte'. Como jogador antigo, sinto mais falta daquele sentimento de combate justo, onde qualquer um que entrasse na partida podia competir de maneira equilibrada. Mas, pensando por outro lado, afinal hoje em dia os jogos para celular precisam se sustentar; desde que não forcem gastos excessivos, a nostalgia ainda é algo que se pode aceitar.
O que me surpreendeu foi que o jogo realmente tinha um modo história, conectando a grande trama de King of Fighters '97. Ver a história do duelo do destino entre Iori Yagami e Kyo Kusanagi, além das pistas para o arco de Orochi, fez um veterano como eu ficar realmente empolgado. Naquela época, embora eu gostasse muito de King of Fighters, na verdade eu mal entendia a história, só sabia lutar, lutar e lutar. Agora, na versão remasterizada, a história está bem explicada, e as dúvidas da minha infância finalmente foram respondidas, o que também pode ser considerado um tipo de sonho realizado.
De modo geral, 'The King of Fighters 97 OL', como uma versão moderna remasterizada, realmente captura a essência da versão original, ao mesmo tempo em que adiciona várias melhorias adequadas para dispositivos móveis. Para os jogadores veteranos, personagens familiares, músicas conhecidas e movimentos clássicos trazem muitas recordações; para os novos jogadores, a curva de aprendizado é mais baixa, os combos são empolgantes e os gráficos são impressionantes, tornando o jogo muito atraente. Embora eu ainda sinta falta das partidas com os amigos nas salas de fliperama na época, poder reviver minha juventude a qualquer hora no celular já é extremamente satisfatório. 👍
Por fim, só mais uma coisa: ainda me lembro de como, no ensino médio, usei o combo completo de Iori Yagami para derrotar meu colega de mesa a ponto de ele duvidar da vida. Hoje, no 'The King of Fighters 97 OL', eu consegui treinar aquele mesmo combo novamente. Embora às vezes eu aperte a tecla errada, aquela sensação, a juventude realmente voltou! 🔥