图片
Para ser honesto, raramente escrevo resenhas longas sobre jogos de quebra-cabeça para celular atuais. Nos últimos anos, a tela ficou cheia de desenhos de cartas douradas de criptônio, localização automática de caminhos e varreduras com um clique. Não existem muitas equipes que conseguem se acalmar e apenas resolver quebra-cabeças. Mas esse “Escape Room: Challenge”, sem me gabar, realmente me trouxe de volta a sensação de jogar “Horror Manor” no Symbian.
Vamos falar primeiro sobre a atmosfera deste jogo. Sua icônica “sala secreta amarela única”, juntamente com o zumbido das luzes fluorescentes, realmente deixará as pessoas nervosas depois de jogar por um longo tempo. A princípio pensei: quão assustador pode ser se for apenas um quarto surrado? Acontece que eu estava errado. Esse estilo visual minimalista e quase deprimente, combinado com a perseguição repentina de monstros, faz o coração bater forte. Especialmente com fones de ouvido, o ruído de fundo é muito bem controlado. Às vezes, eu inconscientemente olhava para trás, mesmo sabendo que não havia inimigos. 😅
A jogabilidade central do jogo é dividida em duas partes. De um lado está uma sala de fuga tradicional, onde você encontra pistas, resolve armadilhas, abre portas e foge; o outro lado é pegar as “almas perdidas” que estão escondidas, um pouco como um esconde-esconde reverso. Esse design é muito bom, tornando a fuga simples ainda mais estratégica. Você deve evitar ser rastreado por monstros, mas também procurar ativamente por alvos ocultos. Sob esta dupla pressão, cada passo deve ser dado com cuidado.
Mas tenho que ser sincero, este jogo não é muito amigável para novatos. Não há instruções para orientá-lo no estágio inicial. Você tem que tocar tudo sozinho. A sala está vazia e cheia, e muitas vezes você caminha por muito tempo sem encontrar os principais acessórios. Fiquei preso na terceira sala secreta por cerca de quarenta minutos e finalmente descobri que era porque não prestei atenção a um pequeno buraco imperceptível no canto. Esse tipo de design vai um pouco contra a tendência dos dias de hoje, para ser sincero. Mas pensando nisso, por outro lado, não é esta a experiência de resolução de quebra-cabeças com a qual os jogadores veteranos estavam mais familiarizados naquela época? Não foi assim que chegamos aos dias em que tínhamos uma tela de 2,4 polegadas e apenas usávamos os botões para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita para pesquisar cenas centímetro por centímetro.
A equipe de desenvolvimento é Hainan Star Jump. O nome é bastante específico e não é ouvido com frequência na indústria de jogos. Mas ser capaz de criar obras com um gosto tão puro é no mínimo atencioso. O modo de carregamento é 0, grátis para jogar. É ainda mais raro ousar resolver quebra-cabeças de forma independente e gratuita hoje em dia. Afinal, esse tipo de jogabilidade não depende de compras no aplicativo e a retenção depende inteiramente do boca a boca. Tudo o que posso dizer é que se você gosta de quebra-cabeças de salas secretas tradicionais e radicais, não se deixe dissuadir por seu estilo barato. Entre e brinque, e você sentirá as intenções da equipe de produção escondidas em cada som da porta se abrindo.
Finalmente, deixe-me contar sobre minha experiência maravilhosa. Fiquei jogando até 1h30 da manhã ontem à noite. No chão da Câmara Secreta Sem Fim, de repente esbarrei em uma figura vestida de branco, me virei e fugi. Naquela época, por alguma estranha combinação de circunstâncias, não escolhi me esconder, mas corri atrás dele. Naquele momento, de repente me lembrei da sensação que tive quando joguei um jogo de terror 3D no Sony Ericsson K800 pela primeira vez, há mais de dez anos - aquela sensação de medo e excitação, com meu coração batendo junto com a tela. Para ser honesto, os gráficos das obras-primas de hoje estão se tornando cada vez mais sofisticados e a jogabilidade cada vez mais complexa. Pelo contrário, é difícil para mim ter mais vontade de “correr atrás do medo”.
Resumindo, se você pode aceitar o retro para uma aparência quase simples e não pedir nenhum guia gráfico, mas apenas quer queimar seu cérebro e desafiar sua coragem, definitivamente vale a pena tentar "Escape Room: Challenge". É altamente recomendável usar fones de ouvido, desligar as luzes e preparar pílulas de ação rápida que salvam o coração. 😎
Chega de conversa, ainda não limpei a sala secreta amarela e vou brincar de esconde-esconde com aqueles fantasmas novamente. Até mais.