Para ser honesto, jogo jogos para celular desde a época de “Seven Nights” e “Cang Shen Lu” na era Saipan. Observei a evolução dos jogos para celular, de jogos autônomos para jogos online, de toque para joystick e de pixels para alta definição. Para ser honesto, o atual mercado de jogos para celular mudou um pouco. A tela está cheia de localização automática de caminhos, varreduras com um clique e pop-ups dourados. Às vezes me pergunto se estou jogando um jogo ou um manual de operação de linha de montagem. Não estou me gabando. Existem muitas chamadas obras-primas hoje em dia. Se você abri-los e jogá-los por dez minutos, basicamente poderá adivinhar todas as rotinas de jogo por trás deles. Além de comprar cartas, você está comprando cartas e, além de acumular poder de combate para competir por classificações.
Mas o jogo “Western Storm” pelo menos me fez ver algo diferente. Para ser justo, seus cenários de carreira parecem bastante retrô à primeira vista, com espadas, escudos, arcos e flechas e facas, mas nenhum dos truques sofisticados de mudança de emprego. Mas depois de jogar com cuidado, a combinação livre das três séries de qigong de gelo, fogo e trovão é realmente interessante. Isso não significa que você está destinado a morrer depois de escolher uma profissão, mas você pode ajustar sua combinação de habilidades a qualquer momento de acordo com suas preferências e cenários de combate. Para ser sincero, isso me lembra a alegria de somar pontos e combinar habilidades quando joguei “Ragnarok” naquela época. Era puro, mas profundo.
O que me deixa ainda mais emocionado é o cenário das três identidades opostas: empresário, guarda-costas e homem justo. Isso é muito raro nos jogos para celular convencionais atuais. Os jogos para celular de hoje estão todos ansiosos para reunir todos os jogadores e fazer de toda a região uma família, mas a “Região Oeste” ousa entrar em confronto, ousa permitir que os jogadores tenham conflitos de interesse e tem um jogo cheio de variáveis, como administrar um negócio e escoltar acompanhantes. Isso me lembra a emoção do PK selvagem e da escolta na era dos jogos para PC. Esse tipo de design de jogabilidade, para ser sincero, vai um pouco contra a tendência atual de “fast food” em jogos para celular.
Do jogo “Western Storm”, também estou pensando na tendência atual dos jogos mobile. Nos últimos anos, todos têm se concentrado em gráficos, mundos abertos e interações de IA. Estas são, de facto, coisas boas devido ao progresso tecnológico. Mas, para ser honesto, os jogos para celular de hoje estão se tornando cada vez mais parecidos com “filmes e séries de TV” ou “filmes interativos”. Quando os jogadores entram, eles apenas assistem ao enredo, às cenas e clicam duas vezes. Raramente existe um sentimento “hardcore” que exige que você use seu cérebro para estudar equipamentos, estudar combinações de habilidades ou até mesmo estudar um conjunto de rotas de negócios. “Western Storm” pode manter esta estrutura fundamental, seja a liberdade de desenvolvimento de carreira ou o confronto do jogo de três partes, é tentar encontrar algumas coisas de volta, que são as coisas que nós, jogadores antigos, mais gostávamos naquela época.
Claro, não estou dizendo que este jogo seja perfeito. Afinal, o ambiente atual do mercado de jogos para celular está onde está e deve ter alguns designs que se adaptem aos tempos. Mas nesta era em que o mundo está cheio de “um clique para ficar mais forte”, encontrei um jogo que está disposto a fazer você parar e pensar sobre “como devo combinar meu conjunto de habilidades” e “devo evitar as gangues hostis na minha rota de escolta?” Eu acho que é bem raro.
Sem querer me gabar, este pode não ser o jogo para celular mais popular em 2025, mas é definitivamente um trabalho que pode ajudar um jogador de 30 anos como eu a recuperar um pouco da energia que tinha ao jogar jogos online com dois pães na bolsa no cibercafé. Se você está cansado daqueles jogos estúpidos com batalhas automáticas, é melhor vir para a Região Oeste e dar uma olhada. Podemos falar sobre equipamentos e sobre os ressentimentos e ressentimentos que precisam ser ditos no caminho dos negócios. 😄