Para ser sincero, quando vi esse “Happy Farm Love Match”, minha primeira reação foi ficar atordoada. Não é porque os gráficos sejam tão impressionantes ou a jogabilidade seja tão inovadora, mas isso me lembra da época, há cerca de dez anos, quando todo mundo roubava comida. Naquela época, eu ainda estava na máquina Symbian, usando o teclado para apertar as setas, observando o tempo de maturação da horta do meu amigo, acertando o despertador e levantando no meio da noite para colher os legumes. Agora que penso nisso, parece tão bobo e nostálgico.
De volta ao jogo em si. Não há necessidade de se gabar, pois como um produto match-3, ele faz tudo o que precisa. Os gráficos são no estilo de uma fazenda de desenho animado, os animaizinhos são redondos e fofos e os efeitos sonoros são rápidos, para que você não se sinta barulhento depois de jogar. É óbvio que o design dos níveis foi cuidadosamente projetado. A curva de dificuldade é muito suave no estágio inicial, dando aos novatos tempo suficiente para se familiarizarem com ela, e então a intensidade aumenta gradualmente, o que é desafiador, mas não fará as pessoas largarem seus telefones. O sistema de suporte também é relativamente amigável. Cada um dos cinco adereços tem sua própria finalidade, então você não ficará preso no nível e desejará desinstalá-lo em momentos críticos.
Mas o que realmente me faz querer escrever algo é a tendência dos jogos para celular refletida por trás disso. Nos últimos anos, todos sempre disseram que o mercado de jogos mobile chegou ao fim de sua involução. Com mundos abertos, 2D e SLG, todos querem preencher as telas de seus celulares com efeitos de poluição luminosa. Mas, olhando para trás, jogos de eliminação casuais simples e puros como "Happy Farm Love Match" sempre ocuparam um lugar firme. No metrô, na hora do almoço ou dez minutos antes de ir para a cama, muitas pessoas querem apenas jogar alguns jogos com facilidade e não querem investir muito tempo e energia no estudo da formação de equipes, na agricultura de recursos e na vida cotidiana.
Acho que esse tipo de jogo casual leve e que retorna à sua essência pode ser o caminho mais estável no futuro mercado de jogos para celular. Veja bem, cada vez mais jogos importantes estão começando a incluir configurações de inatividade, redução de carga e cinco minutos por dia. Isso mostra que os fabricantes também perceberam que os jogadores estão sobrecarregados com conteúdo pesado há muito tempo e, em vez disso, precisam de um pouco de felicidade estúpida. O tema fazenda é um clássico entre os clássicos. Cultivar, criar galinhas e colher frutas traz naturalmente uma sensação de cura e nostalgia, que inesperadamente se adapta bem à jogabilidade de eliminação.
Claro, o jogo tem suas falhas. Por exemplo, ainda existem muitos anúncios. Embora o jogo gratuito seja compreensível, pop-ups frequentes ainda interrompem o ritmo. Além disso, a função social é relativamente fraca e você só pode competir por pontuações. Se você puder aumentar a interação com amigos como o Happy Farm fez naquela época, talvez a aderência seja maior. Mas, dito isso, um jogo match-3 gratuito que consiga atingir esse nível de conclusão já é considerado uma coisa boa.
Finalmente, digo com emoção, mais de dez anos se passaram desde a fazenda de pixels na era Saipan até a tela de eliminação de alta definição de hoje, e nós, jogadores antigos, ainda estamos jogando o jogo de plantar e colher vegetais. Talvez o que gostamos nunca seja do sistema sofisticado, mas do clima descontraído e feliz. Se você está cansado de tocar aquelas obras-primas chatas e caras, você também pode baixar e experimentar, sentar no sofá, segurar o telefone, ouvir os efeitos sonoros nítidos do cancelamento e deixar o tempo diminuir um pouco. 🍀