Para ser sincero, quando vi o nome pela primeira vez, pensei que fosse um daqueles jogos para celular com nova aparência e pop-ups por toda a tela. Afinal, a maioria dos jogos de corrida no mercado hoje, rotulados como “velocidade extrema” e “clube”, tratam de tirar cartas para manter os carros. Mas depois de abrir o jogo e jogá-lo por meia hora, fiquei um pouco emocionado - ainda há pessoas fazendo carros de corrida com transmissão manual seriamente hoje em dia, e em obras de pequena escala.
Vamos falar sobre sentir primeiro. Sou um cara velho que corre com botões desde a era Symbian. O que mais valorizo nos jogos de corrida é “a sensação de mudar de marcha”. Este jogo é uma verdadeira mudança manual, com o tacômetro, o som do motor e o tempo da embreagem sendo todos particulares. Mesmo que os gráficos não sejam de primeira qualidade, a simulação física é realmente baseada na realidade. Se você pisar no acelerador com muita força, você escorregará. Se você mudar de marcha muito devagar, será ultrapassado pelo carro atrás de você. Se você não desacelerar em uma curva, você empurrará diretamente a cabeça. Estou acostumado a jogar jogos para celular com desvio de um botão e agora volto a esse tipo de operação pesada. Para ser sincero, minhas mãos estão um pouco machucadas, mas me sinto muito confortável.
O conteúdo também é bastante gentil. Existem 20 pilotos de diferentes profissões no modo história. Não é como apenas mudar o avatar e chamá-lo de novo personagem. Cada um tem sua própria formação e estilo de jogo. Alguns gostam de seguir a linha interna e outros gostam de desafiá-lo na reta. Eles são muito espertos quando lutam. São mais de 70 carros de corrida, e não se trata apenas de trocar de skin. As rotas de sensação e atualização também foram diferenciadas. Gosto mais daqueles carros antigos da década de 1980. Depois de totalmente modificados, eles correm e batem. Eles são tão duros quanto um cavalo selvagem. Quando correm, eles realmente lembram as pessoas dos dias em que jogavam Need for Speed 5 secretamente na sala de informática.
Depois, há modificação e personalização. Este jogo não é como outros jogos de corrida onde você gasta moedas de ouro para comprar um valor de “+10% de aceleração”. Sua modificação é segmentada. A caixa de câmbio, os pneus, a suspensão e a asa traseira realmente afetarão o controle. Se você mudar para um pneu duro, as curvas serão estáveis, mas a aderência nas retas será fraca; se você ajustar uma relação de marcha alta, poderá acelerar, mas a velocidade máxima não será alcançada. Esse tipo de configuração “você tem que fazer uma escolha quando escolhe” é a alma dos jogos de corrida. Há também muitas pinturas corporais, rodas e adesivos. Embora o número não seja enorme, é suficiente para criar um carro com marca pessoal. Tenho mexido no meu GT pintado de azul nos últimos dois dias. Depois de terminar a corrida, não corri para a próxima. Agachei-me na oficina para ajustar a suspensão. Eu me senti muito feliz em transe.
O modelo de cobrança é zero, realmente zero. Não há barra de resistência, cupons de desenho de cartas e nada de “cupons de aceleração”. Todos os veículos e peças podem ser desbloqueados através de competição e experiência de carreira, só depende da sua vontade. Jogadores antigos como eu têm mais medo de jogos estilo cadela que afirmam ser gratuitos, mas na verdade jogam recarga pela primeira vez a cada cinco minutos. Este jogo é limpo, cinco estrelas não é excessivo.
É claro que não está isento de deficiências. Quanto aos gráficos, as texturas são incomparáveis com as dos carros de corrida da próxima geração feitos com Unreal Engine, e a luz e a sombra ocasionalmente passam pelo molde. Os efeitos sonoros são medianos e o som do motor é um pouco plástico, especialmente em marchas baixas, que são muito granuladas. Não há muitas faixas e, quando você se acostumar, as cenas parecerão repetitivas. Mas ainda estou disposto a escrever sua resenha na seção emocional do fórum, e não para mais nada, só porque traz de volta a energia que eu tinha quando segurava meu telefone na cama e estudava os pontos de mudança.
Não tínhamos muitos jogos para jogar naqueles anos, mas estávamos dispostos a dedicar um tempo para descobrir cada um deles. Os jogos de corrida de hoje são todos bons, mas estão muito ansiosos para fazer você ganhar dinheiro, ansiosos para deixá-lo vencer e ansiosos para deixá-lo terminar a animação de liquidação. "Speed Racing Club" é diferente. Ele está disposto a permitir que você diminua a velocidade, sinta a vibração do motor e lembre-se do ritmo de cada marcha.
Não é para me gabar, mas se você também gosta do jogo de corrida mais puro que depende de tecnologia e compreensão para vencer, vale a pena tentar este. Mesmo que você queira apenas ouvir o rugido do motor antigo, mas teimoso, recomendo que você encontre uma noite tranquila, coloque a transmissão manual na dificuldade mais alta e corra devagar. 🚗💨
——Um jogador veterano de dez anos, presto homenagem a mim mesmo que usei meu polegar para mudar de marcha no ônibus.