Ultimamente tenho mergulhado muito na seção de compartilhamento de jogos e tenho visto muitas pessoas discutindo o limite superior dos jogos casuais. Acontece que eu estava testando um jogo para celular chamado "Seaside Bubble Bobble" nos últimos dois dias. Depois de jogar dezenas de jogos, sinto que vale a pena falar sobre o potencial competitivo deste jogo do que se imaginava.
Vamos falar primeiro sobre a jogabilidade principal. A essência do jogo é uma enorme batalha por recursos. Um grupo de dragões fofos procura e come bolas na praia, competindo para ver quem consegue comer mais. Parece simples, certo? Mas no jogo real, há muitos pontos de jogo nele. O mais direto é o mecanismo de agarrar a bola. Você trabalhou duro para salvar a bola durante a maior parte do caminho, e um dragão do lado oposto se aproxima e a intercepta diretamente. Neste momento, sua tomada de decisão é muito crítica. Seja escolhendo um caminho seguro para contornar ou lutando muito para recuperá-lo, cada passo afeta a situação. A operação de evitar obstáculos também exige reação imediata. Um erro pode causar debuffs ou diminuir o ritmo, e o oponente pode aproveitar essa lacuna para aumentar a diferença de pontuação.
Do ponto de vista tático, um dos aspectos mais interessantes deste jogo é a compreensão do ritmo operacional. Como o número de bolas comidas determina o resultado, a rota de ação de cada dragão é realmente particular. Ir para a ala é mais eficiente, mas também arriscado. Ir para o meio é mais seguro, mas os recursos estão relativamente dispersos. Como estabelecer uma vantagem de bola na fase inicial e ainda manter a taxa de sobrevivência requer julgamento de uma perspectiva global. Isso não é comum nos jogos móveis competitivos leves atuais. Muitas vezes esses jogos são simplesmente estúpidos e quem clicar mais rápido vence. Beach Bubble Bobble trabalhou duro nisso.
Em seguida, elogie seu feedback de confronto. Há um feedback visual claro quando a bola é agarrada, e o aumento ou diminuição do número de bolas é muito intuitivo, o que fornece aos jogadores muitas informações para avaliar a situação. Somente quando você conseguir ver a lacuna você poderá saber se deve ser agressivo ou conservador na próxima etapa. Este claro mecanismo de feedback de confronto é a habilidade básica dos jogos competitivos, e muitos produtos casuais são fracos nesta área. O Seaside Bubble Bobble me surpreendeu bastante.
Também quero mencionar a versão. Estou jogando a versão atual e a distribuição de atualização atual da bola é ligeiramente uniforme. No jogo master, não é fácil ganhar vantagem na fase inicial, e é muito comum atrasar a recuperação na fase posterior. Na verdade, isso é útil para a visualização, mas se o oficial fizer mais para diferenciar os personagens no futuro, como permitir que cada dragão fofo tenha habilidades ou atributos básicos diferentes, a profundidade tática poderá ser melhorada ainda mais. Esta é puramente uma expectativa de um jogador que se preocupa com o equilíbrio. Afinal, a longevidade dos jogos competitivos depende da iteração de versões e dos ajustes de equilíbrio.
Em geral, Seaside Bubble Bobble é um jogo para celular gratuito. Baseia-se em um tipo competitivo casual qualificado. A estrutura básica de comer e agarrar bolas e evitar obstáculos já formou o protótipo de um jogo de briga. O limite é baixo, o início é rápido e o feedback do confronto é intuitivo. É adequado para jogadores que gostam de um sentimento competitivo, mas não querem ser muito agressivos. Se você costuma assistir KPL e LPL demais e ocasionalmente quer jogar sozinho, este jogo pode satisfazer um pouco do desejo competitivo em seu tempo livre. Se classificações ou escadas puderem ser adicionadas ao modo de competição no futuro, acho que realmente haverá uma chance de ir na direção dos e-sports leves. 🧐