图片
Deixe-me falar primeiro sobre minha própria situação. Normalmente assisto muito KPL e LPL, mas sou bastante exigente em relação a MOBA e jogos competitivos táticos. Mas descobri um fenômeno interessante. Recentemente, no círculo dos e-sports, muitas pessoas começaram a discutir jogos de estratégia históricos. Então, quando um amigo recomendou este jogo, “As Crônicas dos Grandes Reinos Zhou”, minha primeira reação foi que a extensão era um pouco grande, mas depois de experimentá-lo, descobri que ele tem alguma competitividade oculta.
Vamos falar primeiro sobre a configuração de fundo do jogo. "As Crônicas dos Reinos da Grande Dinastia Zhou" conta a história desde a derrota de Zhou pelo Rei Wu até a destruição dos seis reinos por Qin. Toda a história se estende por quase mil anos. Isso é um pouco semelhante aos eventos de esportes eletrônicos que costumamos assistir. Cada atualização de versão é uma “mudança de dinastia”, e diferentes versões de táticas fortes são equivalentes a modos de hegemonia em diferentes períodos. Atualmente no jogo, você pode optar por começar na era de paz no início da Dinastia Zhou Ocidental ou pode pular diretamente para os tempos caóticos do Período dos Reinos Combatentes. Existem muitas opções e você não ficará entediado.
Em termos de profundidade estratégica, este jogo não é um simples negócio de simulação “ponto-ponto”. Deve dispor de meios internos e diplomáticos e também deve encontrar formas de lidar com múltiplas forças. Se você olhar para isso como um jogo de e-sports, isso na verdade significa que enquanto você está operando em uma pista lateral, você também deve prestar atenção às tendências na pista do meio. Assuntos internos equivalem ao seu desenvolvimento e operações, enquanto a diplomacia é o seu jogo de BP e troca de recursos dentro do jogo. O ritmo de todo o jogo é: a operação é a base, mas a chave ainda depende de como você toma decisões em momentos críticos.
E percebi que cada estado vassalo do jogo possui características e vantagens geográficas diferentes. Isso me lembra a contenção dos heróis e a combinação de escalações nas competições de e-sports. Por exemplo, se você escolher um pequeno país num canto, primeiro você deve descobrir como sobreviver nas fendas. A estratégia diplomática é particularmente importante. Se você escolher um país grande, terá mais recursos, mas também haverá muitos inimigos ao seu redor, então você precisa encontrar um bom equilíbrio entre expansão e defesa. Isso é muito semelhante aos diferentes estilos de equipe na arena profissional. Algumas equipes vencem por operação e desenvolvimento em estágio final, enquanto outras dependem de lutas iniciais para aumentar a vantagem. Escolher países diferentes significa escolher sistemas tácticos diferentes.
Não se esqueça de mencionar o equilíbrio do jogo. Como um observador de esportes eletrônicos que sempre pensa no equilíbrio das versões, acho que "As Crônicas da Grande Dinastia Zhou" é mais cuidadoso nesse aspecto. Embora existam diferenças na força e na fraqueza de vários países, não existe uma força forte completamente insolúvel. Os jogadores podem compensar a desvantagem inicial através de operações estratégicas, alocação de recursos e meios diplomáticos, o que garante a diversidade de táticas. Assim como o MOBA, nenhum herói tem uma taxa de vitórias de 100% e nenhum país é absolutamente invencível. Cada versão tem sua jogabilidade principal.
Tentei várias rotas de desenvolvimento, uma das quais é seguir o "Road of Overlord", que depende do poder militar para se expandir rapidamente na fase inicial, destruir todos os pequenos países vizinhos, acumular rapidamente o poder nacional e depois formar uma vantagem esmagadora a médio prazo. Existe também um estilo que privilegia a “Estrada do Imperador”. No estágio inicial, você pode desenvolver os assuntos domésticos com tranquilidade. Depois de ter mais cidades, você começará a unir forças vertical e horizontalmente e a usar meios diplomáticos para gradualmente corroer seus oponentes. Ambas as rotas podem ser bem jogadas e testam a situação geral. Não é o tipo de jogo em que você pode chegar ao fundo do jogo com um truque.
Do ponto de vista do potencial competitivo, acho que o maior destaque dos “Grandes Reinos Zhou” é a possibilidade de várias pessoas competirem no mesmo mapa. Se você organizar os jogadores em um servidor para jogar no mesmo mapa grande, a sensação de competir entre os heróis será mais emocionante do que o modo hegemônico de muitos jogos de e-sports, pois envolve diplomacia, alianças ofensivas e defensivas e planejamento estratégico de longo prazo. Isso é o que há de mais atrativo nas competições de e-sports. Ainda estou ansioso para ver como a comunidade de jogos explorará esse potencial no futuro.
Se estou um pouco preocupado, é que a barreira de entrada para este tipo de jogo é relativamente alta. Os recém-chegados que acabaram de entrar no jogo podem ficar um pouco confusos com o complexo sistema diplomático e a programação de recursos.Mas esta também é uma característica dos jogos de estratégia históricos. Assim como quando você assiste ao link BP de um jogo MOBA pela primeira vez, você pode sentir que muitos nomes de heróis não são claros, mas depois de assistir por um longo tempo, você perceberá as tendências ocultas. Depois de começar, você poderá sentir a sensação de criar estratégias.
Resumindo, se você é o tipo de pessoa que gosta de usar o cérebro e duelos estratégicos e se interessa por história e cultura, você pode realmente considerar experimentar este jogo. Geralmente estamos acostumados a jogos competitivos com operação rápida e ritmo acelerado. Às vezes, mudar para uma batalha estratégica de ritmo lento é bastante agradável em termos de pensamento. E sempre sinto que se um jogo tem profundidade estratégica suficiente, então até certo ponto tem genes competitivos, mas a forma de expressão é diferente.
Pessoalmente, pretendo abrir mais alguns países na nova área para experimentar diferentes estilos de abertura e ver se consigo encontrar uma rota operacional que se adapte ao meu ritmo. Se houver veteranos no fórum que também jogam este jogo, seja bem-vindo para conversar sobre as operações de abertura e diversas dicas. Afinal, em jogos de estratégia, a colisão de ideias pode ser a chave para a vitória. 🀄️🎮