Para ser honesto, quando você abre a app store agora, oito dos dez jogos são jogos de cartas baseados em turnos e os dois restantes são MMOs reformulados. Na verdade, não existem muitos jogos que possam se acalmar e focar na jogabilidade. Para ser honesto, “Steel Force” é uma anomalia. Pelo menos me trouxe de volta a sensação de jogar com um teclado em uma máquina Symbian.
A sensação de dirigir um tanque no jogo é bastante sólida, não estúpida. Detalhes como direção da torre, queda do projétil e ricochete da armadura são todos resolvidos. Existe um limite para a operação, mas isso não dissuadirá as pessoas de começar. O design do mapa também é descuidado. Não se trata apenas de derrubar algumas paredes. Bunkers e diferenças de altura podem realmente afetar a situação da batalha.
O que é mais surpreendente é que o download é gratuito, sem qualquer entrada de ouro de criptônio. Isso é realmente raro no ambiente de hoje - os fabricantes de hoje querem dar um tapa na sua cara na entrada de recarga, abrir novos servidores com mais diligência do que estações de entrega expressa e, em seguida, fechar os servidores e fugir após três meses. A atitude de volta à natureza de “Steel Force” me lembra dos dias em que eu jogava jogos Java na Nokia, há mais de dez anos. Naquela época não havia compras no aplicativo e baixar um jogo era uma experiência completa.
Olhando para trás, para o desenvolvimento de jogos para celular nos últimos dez anos, é verdade que ele se tornou cada vez mais “avançado”. Os gráficos evoluíram de mosaico para qualidade próxima à de console, e a rede evoluiu de servidores autônomos para servidores globais, mas parece estar regredindo em alguns lugares. Muitos jogos hoje em dia são essencialmente máquinas de jogo numéricas, nas quais os jogadores não estão jogando, mas sendo jogados pelo jogo. “Steel Power” é mais como um trabalho puro que permite às pessoas se divertirem lutando sem quaisquer armadilhas de pagamento sofisticadas.
Claro, este jogo tem suas deficiências. O design da UI é simples e não possui tantas animações de efeitos especiais, o que pode não agradar aos jovens jogadores que gostam de estilos lindos. Mas para mim, uma pessoa idosa que veio da era dos feature phones, a simplicidade agrada aos olhos.
Resumindo, vale a pena conferir Iron Force. Não é necessariamente o jogo para celular mais requintado do mercado, mas me permite ver o que os jogos para celular deveriam ser - puros, justos e focados na jogabilidade em si. Espero que mais fabricantes percebam que o que os jogadores realmente desejam nunca é um shopping deslumbrante, mas uma experiência de jogo que possa acalmar as pessoas. 😌