图片
Para ser sincero, quando vi a notícia de que a versão nostálgica de “Dream Cake Shop” estava de volta, fiquei um pouco abalado. Não é que os gráficos deste jogo sejam impressionantes ou a jogabilidade seja complicada, mas isso me lembra dos dias em que eu usava aquela máquina Android com 512 MB de memória para fazer bolos secretamente debaixo das cobertas. Depois de tantos anos, Symbian se tornou um termo arqueológico, e os jogos para celular evoluíram de “corte de frutas” para “mundo aberto”, mas olhando para trás, o que mais faz falta às pessoas é o antigo sabor doce. 🍰
Não vou me gabar, mas o retorno da “Dream Cake Shop” é realmente bastante sincero. A reformulação dos personagens e cavalos originais não é apenas um encobrimento para enganar os sentimentos. A jogabilidade ainda é a mesma simulação clássica de negócios: fazer bolos, colocar enfeites, levantar fornos e expandir lojas. O ritmo não é rápido nem lento e não há sensação de opressão de “ficar on-line por dez minutos antes de começar o trabalho diário”. Para ser honesto, os jogos para celular de hoje, especialmente alguns dos chamados jogos “carro-chefe”, sempre oferecem um monte de linhas de desenvolvimento, passes e atividades por tempo limitado, fazendo com que jogar pareça um trabalho. Para um jogador experiente como eu, é realmente um pouco opressor.
Acho que a maior mudança na indústria de jogos para celular nos últimos dois anos é que todos estão correndo por um “tempo fragmentado” e, como resultado, o “relaxamento” mais autêntico do jogo se perde. Os competitivos exigem que você aumente seus pontos, os bidimensionais exigem que você compre cartas e os mais casuais também oferecem uma tarefa social, transformando o relaxamento em pressão social. Então desta vez a versão nostálgica de “Dream Cake Shop” volta, sinto que o mercado está voltando silenciosamente. Veja, a voz dos 60 milhões de amantes de bolo não é irracional. Todo mundo sofre com o “pesado imperador do fígado de criptônio” há muito tempo. O que eles querem é uma loja tão limpa que você possa brincar ao abri-la e não sentir falta dela quando ela fechar. 😌
Claro, não pretendo me gabar de que este jogo seja perfeito. Afinal, é uma jogabilidade antiquada e o estilo de pintura é fofo. Os jovens que gostam de grandes cenas e grandes produções podem não gostar. Mas é grátis, não há pop-ups irritantes e não há mecanismo de resistência que bloqueie você. Você pode brincar um pouco se quiser, e simplesmente sair quando estiver cansado, e a confeitaria se moverá lentamente sozinha. Esse tipo de experiência de “baixo estresse” tornou-se uma raridade agora.
A última coisa que digo é que jogos, afinal, são coisas que trazem felicidade às pessoas. Não sei se a versão nostálgica de “Dream Cake Shop” pode atingir novos patamares de popularidade, mas pelo menos permite que jogadores antigos como eu recuperem a satisfação de simplesmente administrar uma pequena loja. Não estou me gabando, mas amigos que gostam de simulações de negócios e querem encontrar um lugar para fazer bolos tranquilamente podem experimentar. E se você também se envolver? 😄