Para ser sincero, quando vi o nome “Dog Calls Meow”, fiquei atordoado por vários segundos. Não é porque este jogo seja incrível, mas de repente me lembra dos dias em que joguei a versão Java do pinball no Nokia N73, há mais de dez anos. Como poderia haver fotos tão lindas naquela época? Os gatinhos e cachorrinhos empilhados com blocos de pixels poderiam nos fazer agachar na cama e cutucá-los por meia noite. Agora, quando abro o jogo, não suporto o estilo 2D de bichinho fofo - este não é um jogo para celular, é claramente a personificação da minha fantasia de infância😄
Não vou me gabar disso, mas embora eu seja um homem velho que prefere operações pesadas, este “Dog Calls Meow” tem algo a oferecer. A batalha de ejeção 1V1 parece simples, mas no jogo real requer previsão de ângulo e tempo de habilidade, que é um pouco como “Insetos” daquela época. Além disso, o tempo de um único jogo é controlado na medida certa, e você pode aproveitar alguns momentos apenas agachando-se no vaso sanitário. Ao contrário de alguns jogos para celular hoje em dia, leva meia hora para iniciar um jogo. Para animais sociais como nós, que foram severamente espancados pela vida, esta é a mais rara “felicidade leve”.
Vamos falar sobre as tendências de jogos para celular que observei. Hoje em dia, os fabricantes estão ansiosos para colocar palavras grandes como mundo aberto e MMO nos telefones celulares. Freqüentemente, eles instalam pacotes de instalação de vários gigabytes. A qualidade da imagem foi melhorada e jogar sempre dá a sensação de trabalho. "Dog Calls Cat" vai na direção oposta, usando a jogabilidade de ejeção mais simples + interação social com animais de estimação fofos para criar diversão de batalha completa em um tempo fragmentado. Esta é uma lufada de ar fresco no mercado de jogos para celular em 2025. Essa onda de operações da desenvolvedora Shanghai Ice Cube Network me lembra daqueles pequenos jogos de alta qualidade do início da era SP que dependiam da criatividade para vencer. Eles não acumularam valores e não adicionaram VIP, e confiaram puramente na jogabilidade básica para reter pessoas.
O modelo de cobrança é ainda mais criterioso, com 0 pontos de pagamento. Sim, você leu certo, nem mesmo um cartão mensal. Hoje em dia, os jogos para celular que podem ser jogados de graça são mais raros que o Panda Gigante. Embora um velho alho-poró como eu esteja acostumado há muito tempo com várias rotinas de ouro de criptônio, de repente me deparei com um jogo puramente gratuito, mas fiquei um pouco desconfortável 😂. Estima-se que eles planejam contar com o boca a boca entre os jogadores para obter sucesso a longo prazo. Esta estratégia é de facto arriscada no ambiente actual, onde o tráfego é extremamente caro, mas como jogador, estou disposto a elogiar esta persistência.
Para ser sincero, desde que comecei a jogar com o Snake da Nokia em 2002, até à altura em que o desempenho dos telemóveis ultrapassou o dos PCs, sempre senti que o cerne de um jogo é sempre a palavra “diversão”. Não importa o quão deslumbrantes sejam os gráficos e luxuosos os dubladores, se a jogabilidade for sem alma, qual a diferença entre assistir a um PPT? “Puppy Calls Cat” me lembra algumas das sombras de “Doodle Jump” e “Cut the Rope” daquela época. A intenção original do design, puramente por diversão, tornou-se um produto de luxo no ambiente atual.
Por fim, gostaria de expressar meus sentimentos: há milhares de anos, os seres humanos nunca se cansaram de ver cães e gatos brigando. Do confronto entre cães e gatos reais nas ruas ao duelo de ejeção na tela do celular, o que mudou foi só a transportadora, o que permanece inalterado é a diversão de conhecer um sorriso. Para aqueles que frequentam a zona Time and Space Hunter, provavelmente estão acostumados a ver espadas e espadas. Seria bom ter uma cura fácil de vez em quando. De qualquer forma, ultimamente tenho que jogar alguns jogos todas as noites. Escusado será dizer que é realmente viciante🌚