图片
Para ser sincero, a primeira vez que vi este jogo fiquei chocado.
Não é pelo quão deslumbrante a imagem é, pelo contrário, é um pouco simples. Mas é essa simplicidade que me lembra os dias em que joguei o simulador sandbox Emerge no Symbian, há mais de dez anos. Naquela época, a tela tinha apenas 2,4 polegadas e uma mão podia segurar o universo inteiro. As telas dos celulares atuais são grandes e brilhantes, mas a sensação de concentração que surge ao segurar um punhado de areia e observá-la fluir lentamente está se tornando cada vez mais difícil de encontrar.
Powder Games é essencialmente o sucessor espiritual da caixa de areia da física da velha escola. Você tem um espaço bidimensional com diferentes elementos na forma de pontos. A água fluirá para baixo, o fogo subirá, o óleo flutuará na água, a pólvora explodirá quando exposta ao fogo e as árvores crescerão quando as sementes tocarem a areia. Mais de trinta tipos de elementos, cada um com suas próprias propriedades, interagem entre si para formar este pequeno mundo de simulação.
A primeira coisa que gosto de fazer é colocar uma camada de terra, depois plantar algumas sementes e observá-las brotando lentamente galhos e folhas. Quando o vento sopra, as folhas tremulam para cima e para baixo, e os rastros varridos pelo vento são realmente parecidos com o que você vê pela janela à noite no outono. Para ser honesto, estou surpreso que uma simulação física em nível de pixel possa atingir esse nível de “sensação de vento”. O vento não sopra simplesmente em linha reta, mas tem vórtices, inércia e giros. As folhas girando no ar são particularmente bonitas.
Depois de jogar um pouco, descobri que a diversão deste jogo está na verdade escondida na “destruição”. No momento em que a pólvora encontra o fogo e explode, uma onda de choque será gerada, soprando a areia e o solo ao redor. Se você acender a pólvora em um espaço confinado, o choque da explosão pode até quebrar a parede inteira. Não posso deixar de pensar que os programadores provavelmente se inspiraram em fogos de artifício quando eram jovens. Agora eles podem ter o mesmo prazer apenas clicando na tela, o que é um grande alívio.
Mas isso é mais do que apenas um brinquedo de doces ou travessuras. O jogo da pólvora, na verdade, esconde muita lógica de “simulação biológica”. Por exemplo, as formigas podem mover coisas, os pássaros podem voar e as plantas podem crescer em direção à luz. Quando esses elementos são combinados, às vezes eles se prendem uns aos outros e às vezes formam uma ecologia sutil. Não estou me gabando, é pequeno, mas o sistema de regras internas é rico o suficiente e a jogabilidade é muito mais explorável do que eu esperava.
A plataforma é móvel e o desenvolvedor é Hainan Star Jumping Technology Co., Ltd. Para ser sincero, não prestei muita atenção a esta empresa antes, mas o fato de o jogo em si poder fazer isso é realmente algo. O modo de carregamento é 0, o que significa que é totalmente gratuito e não há assédio de pop-ups publicitários? Quando o abri pela primeira vez, verifiquei cuidadosamente e descobri que realmente não havia entradas de recarga bagunçadas. Nesta era em que até as calculadoras exigem anúncios, poder jogar um jogo simples silenciosamente parece outro mundo.
Algumas pessoas podem pensar: não é apenas um monte de pixels flutuando ali? O que é divertido? Acho que depende de como você olha para isso. Se você considera isso um produto de entretenimento para matar o tempo, então na verdade não é “emocionante” o suficiente. Mas se você está disposto a se acalmar e quer ver como o vento contorna as pedras, como a água penetra no solo e como o fogo devora a grama seca - este jogo é como lhe dar um par de olhos no mundo microscópico, permitindo-lhe observar novamente as leis naturais que normalmente são ignoradas.
Tenho trinta anos este ano. Tenho cada vez menos tempo para jogar, mas aprecio cada vez mais a sensação de “jogar”. Não se trata de limpar níveis, nem de ganhar dinheiro, nem de classificação, mas do momento em que você segura uma caixa de areia virtual e observa as folhas sendo enroladas e caindo, e seu coração de repente se acalma.
Powder Game é um lugar onde as pessoas podem se acalmar.
Não estou me gabando, mas se você já jogou secretamente o sandbox Flash de outra pessoa na aula de informática ou esfregou os pixels com os dedos em um computador Symbian, então deve saber do que estou falando. Não é perfeito, a imagem não é suficientemente refinada e a lógica das reações entre alguns elementos não é muito rigorosa, mas isso não é importante.
Só há uma coisa que importa: quando sopra uma rajada de vento, o mundo inteiro se move ligeiramente.🌪️🍂