图片
Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, segurando a mesada que economizei por meio mês, corri secretamente para uma loja de jogos e desenterrei várias bandejas de “cartões amarelos” sob o misterioso armário do chefe. Naquela época, eu não sabia nada sobre cópias genuínas e piratas. Eu só sabia que os adesivos impressos no cassete estavam borrados, mas quando o inseri no GBA e ouvi um “ding”, senti como se fosse dono do mundo inteiro.
Hoje em dia os telemóveis estão recheados de vários emuladores e “réplicas”, mas cada vez que os abro há sempre uma sensação indescritível. Assim como o "Clash of Queens" que estou jogando recentemente, observando a atualização do castelo do senhor passo a passo, recrutando heróis e treinando soldados, de repente quero falar com vocês sobre isso - não é essa a sensação que tivemos quando ficamos acordados a noite toda em "Fire Emblem" e reiniciamos repetidamente em "Advanced Warfare"? 😌
Naquela época, para as fitas piratas, os arquivos se perdiam quando a bateria acabava e todo o trabalho era feito em uma noite. Mas ainda assim gostámos, virando todas as aldeias de cabeça para baixo, com medo de perder um adereço escondido. Agora em "Queen's Clash", você não precisa se preocupar em perder seus arquivos salvos. É um servidor global e você pode jogar contra jogadores de todo o mundo. Mas quando eu estava coletando recursos e lutando contra monstros selvagens no mapa mundial, não pude deixar de pensar: se o jogo “Golden Sun” daquela época também pudesse ser conectado online, como eu teria que me exibir para meus colegas?
Para ser sincero, o jogo está cada vez mais sofisticado, com gráficos em alta definição, efeitos especiais lindos e até recarregar é muito prático (risos). Mas a sensação de esconder secretamente a cassete por medo de ser descoberto pelos pais, a alegria de trocar informações e partilhar estratégias com colegas de turma, parece ter sido lentamente substituída pela localização automática de caminhos e atualizações com um clique. Mas, dito isto, poder experimentar mais uma vez a sensação de realização de “puxar uma cidade do zero” num telemóvel pode ser considerado uma continuação da juventude.
Assim como em "Clash of the Queens", você lentamente passa de um pequeno senhor a um rei - por que nós, jogadores antigos, que economizamos dinheiro para comprar fitas piratas, não nos transformamos em tios que ocasionalmente procuram velhos sentimentos em jogos para celular? 🎮
A juventude está de volta, mesmo que por pouco tempo.