Para ser sincero, quando vi o nome do jogo “Cloud Continent”, fiquei chocado por um momento. Não estou sendo pretensioso, mas de repente me lembrei que, há mais de dez anos, não existia 3D ou mundo aberto naquela época. Um Nokia N95 e uma caneta de dois dólares me permitiram tocar “Cang Shen Lu” secretamente na aula de matemática por uma tarde. Naquela época, não havia nem uma animação de combate decente. Eram todas descrições de texto. “Você balançou a espada de madeira e causou 12 pontos de dano ao lobo selvagem”. Você pode assistir com gosto.
Não vou me gabar disso, mas os jogos daquela época eram verdadeiramente puros. Não há primeira cobrança, nem cartão mensal e nem limite físico. Um salvamento pode durar um mês e, se você morrer, poderá começar tudo de novo. Agora que penso nisso, minha paciência naquela época era muito boa. Não é como agora. Ao entrar no jogo, você receberá primeiro um CG, depois ele o guiará e depois o guiará novamente. Mal posso esperar para colocar comida na sua boca. Algumas pessoas pensam que isso é um progresso, mas, para ser sincero, às vezes só quero pintar quadros silenciosamente, sem todo o trabalho extra.
Voltemos ao “Continente nas Nuvens”. Na verdade, no início não tinha grandes expectativas para este jogo. Afinal, é “3D” e “inativo”. Parece o tipo de jogo de navegador com nova aparência. Mas depois de realmente jogar, fiquei um pouco surpreso, para ser honesto. Ele não força você a gastar dinheiro para se tornar mais forte, nem tem os esmagadores pontos vermelhos. Em vez disso, traz de volta um pouco da sensação que tive quando deixei o simulador parado e comprei o equipamento. É assim, você está ocupado com o trabalho e a vida, e os personagens do jogo estão lá para lutar contra monstros e cumprir tarefas. Quando você estiver livre, você abre e dá uma olhada, ei, você subiu de nível novamente e sua mochila está cheia de equipamentos e materiais. Essa sensação de satisfação “recompensadora” é, na verdade, o que jogadores de meia-idade e idosos como eu mais gostam.
E não só pode desligar, mas você também pode ativar habilidades manualmente durante o combate, e também pode formar uma equipe para jogar masmorras com NPCs como anões e elfos. Isso me lembra de quando eu jogava "Ragnarok", eu ficava meio dia no portão sul para encontrar um padre para formar um time. Definitivamente, não tenho tempo e energia agora, mas as configurações da Guilda dos Aventureiros e da Arena Os no “Continente das Nuvens” podem me lembrar um pouco daquelas noites em que passei a noite toda lutando em guerras de guildas em cibercafés.
Vamos falar sobre o ambiente atual. O atual mercado de jogos para celular, para ser sincero, é bastante impetuoso. Basta copiar o que for popular. Quando se tornar popular, todos nós faremos jogos de galinha. Quando o mundo aberto se tornar popular, todos nós criaremos um mundo aberto. Jogos como "Cloud Continent", que são RPGs ociosos honestos, não têm enredos sombrios e sombrios e apenas fazem "aventura" e "nutrição" bem, tornaram-se uma espécie rara. Pode não lhe dar nenhuma imagem impressionante que deixe seu couro cabeludo dormente, mas é melhor do que conforto e é melhor do que a alegria de “jogar com facilidade” que você não sentia há muito tempo.
Para ser honesto, os sistemas de treinamento e montarias de dragões não são muito novos, mas combinados com o cenário de fundo da proteção do deus Okeanos, parece um pouco com a sensação da classe média ao assistir “Saint Seiya” e “Rhode Island War”. Quando subjuguei a montaria, lembrei-me até vagamente da emoção de pegar o louva-a-deus pela primeira vez em “Magic Baby”.
Infelizmente, sinto falta disso novamente enquanto escrevo. Na verdade, quando as pessoas da nossa geração jogam, já não pretendem ser as melhores do mundo e ser invencíveis em todos os servidores. Ter um lugar onde, após um dia agitado, você possa ligar o telefone e ver se seu personagem ainda está se aventurando com segurança, mesmo que por dez minutos, pode ser considerado um acréscimo de alguns pensamentos à vida cotidiana. Não se pode dizer que Cloud Continent seja uma obra-prima arrasadora, mas para um velho jogador nostálgico como eu, vale a pena encontrar aqui a sensação de paz de espírito que costumava pendurar e pegar equipamentos.
É isso. Se seus amigos do fórum também jogaram este jogo ou sentem falta do jogo antigo como eu, fique à vontade para bater um papo abaixo e vamos fazer as pazes uns com os outros.