图片
Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, economizei meu dinheiro do café da manhã durante meio mês só para comprar uma fita GBA em uma loja de videogame. Não havia jogos para celular naquela época. Se você tivesse um console portátil, seria o garoto mais bonito da turma. Agora tenho o "Cooking Kingdom" instalado no meu telefone. No momento em que cliquei nele, o efeito sonoro da cozinha “ding” tocou. Quase pensei que estava de volta na cama jogando PSP com uma lanterna à noite.
Para ser honesto, há uma grande diferença entre as versões réplicas dos jogos para celular atuais e os clássicos jogos de simulação de negócios que jogávamos naquela época. No passado, quando eu jogava “Harvest Moon” ou “Theme Restaurant”, todos eram no estilo pixel. Cada personagem tinha apenas alguns pixels, mas eu ainda conseguia brincar com as emoções. Agora os gráficos em “Cooking Kingdom” estão muito mais refinados. Os movimentos de cozinha do chef, as expressões dos convidados que comem e o brilho refletido nos talheres são todos nítidos. Mas o estranho é que ainda consigo encontrar nele o mesmo gosto antigo - a sensação de satisfação de "você pode atualizar com mais um clique e abrir uma nova loja economizando algum dinheiro", que é exatamente a mesma que senti quando plantei e vendi rabanetes repetidamente no GBA e finalmente comprei uma vaca.
Em termos de jogabilidade, o jogo clássico enfatiza “trabalho lento e cuidadoso”. A agricultura exige esperar pela estação e cozinhar depende do calor. Às vezes, um jogo pode durar uma tarde inteira. “Cooking Kingdom” é obviamente uma ideia de jogo para celular em ritmo acelerado. Ele pode ser atualizado rapidamente com apenas alguns cliques e o feedback também é rápido. Você pode abrir um negócio em poucos minutos. É adequado para aqueles de nós, idosos, que não têm tempo para se agachar em frente à TV. Mas você está dizendo que não é sincero? Nenhum. Ele transforma chefs de vários países e pratos de sabores diversos em elementos de coleção, permitindo que pessoas como eu, viciadas em “Cooking Mama” no NDS, reencontrem a obsessão de “colecionar livros ilustrados”.
O que mais me impressionou foi a sensação de “começar do zero”. Quando joguei “The Sims” no PSP, transformei aos poucos uma pequena casa surrada em uma mansão. Em "Cooking Kingdom", você começa no primeiro pequeno restaurante, aos poucos vai economizando dinheiro para abrir o próximo, atualizando a decoração e atualizando as receitas - cada passo é como completar seu sonho inacabado naquela época. Embora já não sejamos mais os adolescentes que há muito tempo ficam felizes por uma moeda de ouro virtual, neste jogo para celular reencontrei a felicidade mais simples.
Se você já administrou seu próprio mundinho em um console portátil, é melhor experimentar “Cooking Kingdom”. Não é uma réplica perfeita, mas entende o que nós, jogadores antigos, queremos - aquela sensação de solidez de “construir um reino aos poucos com os próprios dedos”, que nunca mudou. 🍳👑