图片
Olá, velhos amigos, sou seu antigo motorista. Sou um jogador de 35 anos. Joguei frango desde consoles vermelhos e brancos até telefones celulares. Achei que nunca tinha visto grandes tempestades, mas hoje caí em uma "velha antiguidade" - sim, é xadrez e é uma versão gratuita do Android.
Não reme com pressa, ouça-me. Bom, esse jogo não tem gráficos chamativos, nem efeitos especiais, e nem sequer é digno de uma menininha guiando um novato. Mas isso me forçou a jogar das 20h às 2h, e minha esposa quase jogou meu telefone pela janela. Por que? Porque o cheiro é tão autêntico!
Lembro-me que quando o meu avô jogava xadrez, ele desenhava linhas num tabuleiro de cimento e usava tampas de garrafas como peças de xadrez. Ele poderia ficar sentado à sombra de uma árvore a tarde toda. Não existiam smartphones naquela época e até os consoles de jogos eram produtos de luxo. O xadrez era o "e-sport" mais radical. O foco era memorizar registros de xadrez e contar movimentos. Uma “retrospectiva” poderia durar um ano inteiro.
E agora? A indústria de jogos está crescendo. Ao abrir seu celular, você poderá sacar cartas com ouro criptônio e preencher a tela com efeitos de luz. O preço é 9.999, então você pode jogar mais rápido com menos roupas. Mas olhe esse xadrez, o desenvolvedor “Wuhan Duobit” não sabe o que pensar. É gratuito, não tem anúncios e não requer Internet - existe algum jogo hoje em dia que possa ser jogado sem Internet? Achei que fosse uma versão pirata, mas descobri que é um verdadeiro artefato offline. No metrô, no elevador ou agachado em um buraco, você pode pegar seu telefone e lutar contra a IA por 300 rodadas.
Não subestime esta IA, ela é chamada de “insidiosa”. Escolhi o nível de dificuldade intermediário e lutei com ele em uma batalha “direta versus lateral” no início. Na verdade, ele não seguiu a rotina e abandonou diretamente o cavalo para atacar, o que quase forçou meu veterano a pular no rio Chu. Foi então que me lembrei que a última vez que joguei xadrez a sério foi há 20 anos. Desenhei o tabuleiro de xadrez na parte de trás do meu livro de matemática, joguei com meus colegas de mesa usando borrachas e o perdedor foi recompensado com fichas picantes - agora que penso nisso, isso foi muito mais emocionante do que jogar frango e perder pontos agora.
Os modos “desafio final” e “início clássico” neste jogo são simplesmente uma máquina do tempo para jogadores veteranos. Você pode ver todos os tipos de métodos lendários de matar: torres duplas, retrospectiva, cavalos de pesca... Enquanto eu estava jogando, uma frase de Preto e Branco em "O Espadachim" de repente me veio à mente: "O jogo de xadrez é como a vida, se você fizer um movimento descuidado, perderá o jogo inteiro." Quantos dos jogos para celular reformulados hoje em dia podem ajudá-lo a descobrir essa filosofia de vida?
O que me deixa ainda mais emocionado é que quando os jovens de hoje mencionam o xadrez, a sua primeira reação é que “os avôs jogavam”. Mas se você olhar para aqueles que estão envolvidos em algoritmos de IA, quem não usa o Go e o xadrez como campo de testes? Essa coisa é um fóssil vivo no mundo dos jogos. Do "Liubo" das Dinastias Qin e Han à "Ópera Xiang" das Dinastias Tang e Song, e agora você pode reproduzi-la com apenas um clique no seu celular. As regras não mudaram, o que mudou foi a transportadora.
No passado, se quiséssemos jogar, tínhamos que poupar algum dinheiro para ir ao salão de jogos ou mover secretamente a TV de casa para o quarto para ligar a Famicom. Naquela época, se houvesse um valentão na sua família, todas as crianças do beco te chamariam de Big Brother. E agora? Existem centenas de jogos no seu telefone e você terá que excluí-los se não tiver memória suficiente para jogá-los. Mas o que realmente permite que você se acalme e jogue é o xadrez, que não custa dinheiro e esforço.
Sério, este jogo é para todos. Há uma função imediata para novatos e IA especializada para veteranos. Quando estiver livre, você pode passar o tempo com o computador e, quando estiver com preguiça, poderá abrir o final do jogo e usar seu cérebro. O mais incrível é que não há limite de tempo. Você pode desligar e ir fazer uma tigela de macarrão e, quando voltar, as peças de xadrez ainda estarão esperando por você - esta é uma mudança refrescante no círculo de jogos para celular, onde "atividades por tempo limitado" e "anti-vício" são frequentemente usados.
Algumas palavras de sinceridade no final. Nos últimos anos, a indústria de jogos realmente fez grandes avanços em tecnologia, de pixels a 4K, de jogos autônomos a jogos em nuvem. Mas às vezes sempre sinto que quanto mais chamativo algo é, mais fácil é deixar as pessoas entediadas. Pelo contrário, é como o xadrez. Possui um tabuleiro de xadrez de madeira e uma tela de celular. As peças de xadrez vermelha e verde clicam aqui e ali. É simples, mas você nunca se cansará de jogar. É como o Central Perk em Friends. Não importa como o mundo mude, sempre há uma xícara de café esperando por você.
Ok, sem mais delongas, começarei mais uma rodada do “Endgame Challenge”. Se eu não ganhar esta rodada, não vou dormir!Se vocês veteranos também já jogaram, por favor informem na área de comentários, que mataremos dois online - claro, não amaldiçoem quem perde, afinal o mais importante para nós veteranos é a qualidade do xadrez, hehe. 😎