Para ser honesto, como um velho que jogou desde a era Nokia Snake, geralmente não me impressiono facilmente com os jogos para celular desta época. A tela cheia de pop-ups de recarga, o bombardeio de efeitos especiais chamativos e a mesma descoberta automática de caminhos e batalhas automáticas, para ser honesto, quase desgastaram a “alma” do jogo. Mas o jogo sobre o qual falarei hoje, “Rampage Heroes”, realmente despertou meu coração sem emoções nos últimos três anos.
Não vou me gabar disso, mas os gráficos deste jogo estão no nível da era JAVA e hoje parecem um mosaico de pixels. Mas no momento em que abri e entrei, entrei em transe sem motivo. Na noite em que eu estava jogando "Deep Sea Fishing" na cama com meu Nokia nos braços durante a era Symbian, parecia que ele voltou de repente. Esse tipo de felicidade simples não pode ser proporcionado pelos jogos para celular de hoje, que custam alguns gigabytes.
As configurações do jogo são muito interessantes. Você pode acreditar que existe um sistema de reencarnação de autoatendimento instalado no seu celular. No começo pensei que fosse o tipo de software de cálculo que gerencia o formato do corpo, mas de repente eu desapareci e me transformei em um diaosi do mundo antigo. Qual é a coisa mais fodida? Até as crianças travessas que usam calças sem virilha podem aprender artes marciais. Eu, um homem de trinta e poucos anos, segurando uma vara de madeira quebrada, fui derrubado por uma criança de três ou quatro anos na rua. O que senti naquele momento não foi apenas a maldade do jogo, mas também um senso de humor há muito perdido que vinha da própria vida.
Não se apresse em me convencer a desistir, estou bem.
O que há de mais valioso neste jogo é o texto e a liberdade. O diálogo é escrito de uma forma particularmente “visceral”. Obviamente é um mundo de artes marciais, mas os NPCs são todos muito engraçados quando falam. Você pode pedir informações e até conversar com você. Conversando com a tia que varre o chão da rua, suas palavras são mais íntimas do que um talk show. O que é mais ridículo é que não existe um enredo principal obrigatório neste jogo. Você pode até parar de praticar artes marciais e se tornar pescador, cozinheiro ou mascate, cultivando, cozinhando e visitando bordéis o dia todo, e ninguém se importará com você. Você pode viver como quiser, mas você só quer ser um desperdício e ficar deitado neste mundo antigo, e o sistema não pode fazer nada com você.
Mas, como pessoa, ainda tenho um pouco de descrença em meus ossos. Ele foi abusado por um estudante do ensino fundamental e sempre quis voltar depois de praticar artes marciais para recuperar sua posição. Então embarquei em uma estrada sem volta. Ele agachava-se a cavalo no estúdio de artes marciais, ajudava o mestre em biscates para conseguir um pouco de prata e agachava-se nas vigas à noite para aprender secretamente alguns exercícios. Essa sensação de realização de não ser nada até ser capaz de derrotar sozinho o cão feroz na porta não é, para ser honesto, menos gratificante do que quando segurei uma arma e acertei as cabeças de oito japoneses seguidos durante a sangrenta batalha em Xangai.
Para ser sincero, a curva de crescimento deste jogo é extremamente hostil. É o RPG mais difícil que já joguei. Não existe masmorra de um clique e não há sensação de poder de combate. Você tem que confiar em desligar e fazer tarefas dia após dia para fazer seus meridianos subirem um pouco. Mas é essa “lentidão” que torna as pessoas viciadas. Todos os dias, quando chego do trabalho, deito na cama depois de me lavar, abro, dou uma olhada nos meus pequeninos, alimento os cavalos e corto lenha. Sinto que toda a impetuosidade do dia foi amenizada por este jogo. É menos como um jogo e mais como um buraco de árvore falante, ou em outras palavras, uma vida paralela que pertence a você.
Além disso, deixe-me mencionar a operação. A frequência de atualização deste jogo não é alta, mas cada atualização é bastante sincera. Por exemplo, o tipo de torneios de artes marciais realizados durante as férias, ou as montanhas nevadas secretas que ficam abertas por tempo limitado, pode-se ver que os planejadores estão salvaguardando seriamente essa visão de mundo. Ouvi dizer que o desenvolvedor é uma equipe pequena, mas hoje em dia uma equipe pequena pode criar uma experiência interativa, o que dá muito trabalho.
Resumindo, este não é um jogo para todos. Amigos que não suportam o ritmo lento e procuram números legais podem desinstalá-lo depois de jogar por meia hora. Mas se você estiver disposto a se acalmar e tratá-lo como um bule de chá velho, descobrirá que neste mundo absurdo e engraçado existe a seriedade de um RPG old-school.
Nesta era em que tudo precisa ser “rápido”, é uma espécie de romance ter um lugar onde você possa crescer aos poucos, mesmo que seja apenas um mundo eletrônico.
Ok, não vamos mais conversar. Minha aprendiz me pediu para descer a montanha novamente e ajudá-la a lutar contra o líder dos bandidos.Quando você vive a vida inteira, você tem que ter algo pelo que ansiar 😌.