图片
Para ser honesto, estou no círculo de jogos para celular há 20 anos sem perceber. Desde jogar Snake com um teclado físico na era Symbian, até procurar freneticamente por versões crackeadas de jogos quando os dispositivos Android surgiram, até agora ser bombardeado com várias notificações push de dinheiro todos os dias, eu realmente testemunhei toda a história evolutiva dos jogos para celular. Às vezes, deito na cama no meio da noite e navego na app store, assistindo em tela cheia de anúncios lendários e “9.999 níveis por uma faca”. Para ser honesto, é bastante embaraçoso.
Para ser justo, o atual mercado de jogos para celular mudou muito. Quando abrimos a lista de classificação há dez anos, havia pelo menos dois ou três jogos de quebra-cabeça para um jogador ou jogos orientados para enredo entre os dez primeiros. Naquela época, os jogos para celular eram mais puro entretenimento. Os desenvolvedores quebraram a cabeça para usar telas sensíveis ao toque para criar interações divertidas. Os jogadores não ficaram tão irritados. Se o jogo não fosse divertido, eles mudavam para outro. Não haveria pessoas em todo o mundo perguntando “Posso jogar este jogo sem pagar?”
Mas recentemente encontrei um jogo antigo chamado "Escape Room Survival Series 1 Polar Adventure", que foi um dos primeiros trabalhos da Shenzhen Martian Interactive Entertainment. Para ser sincero, se eu não estivesse navegando no fórum há dois dias e visse alguém mencionando “arqueologia de jogos antigos”, quase teria esquecido que existia tal tesouro naquela época. Atualmente, o download do jogo é gratuito, com zero compras no aplicativo e zero ouro de criptônio. É uma pura coleção de quebra-cabeças.
Depois de terminar, me senti um pouco animado. Existem dezenas de níveis de quebra-cabeça completamente diferentes, e cada nível é um enredo independente. Não é necessário forçá-lo a procurar materiais como as chamadas “obras-primas do enredo” hoje em dia. O papel que você desempenha pode ser o de um viajante amaldiçoado, um investigador assombrado por espíritos malignos ou você pode ter que domar algum troll e viajar por vários mundos mágicos. Num segundo você está procurando pistas no gelo e na neve, e no segundo seguinte você pode entrar em misteriosas ruínas subterrâneas. A atmosfera é cheia, misteriosa e romântica, emocionante e requintada.
O que quero elogiar particularmente é o design do quebra-cabeça. Muitos jogos de quebra-cabeça hoje em dia são apenas uma formalidade, procurar itens, clicar em adereços escondidos, montar uma imagem e pronto. Mas o design de alguns níveis em "Polar Adventure" realmente requer reflexão. Não é que seja difícil convencê-los a desistir, mas dá uma sensação revigorante de “Ah, é isso”. Após cada nível, você sentirá: Esta história está muito bem escrita e este quebra-cabeça está muito bem desenhado. Para ser sincero, há muito tempo que não sentia essa sensação de satisfação.
Lembro-me de quando estava na escola, usei uma máquina Android quebrada com 256 MB de memória para jogar quebra-cabeças. Meus colegas riram de mim e disseram: quem ainda joga jogos independentes hoje em dia? Todos estão jogando jogos online para subir na classificação. Eu disse naquela época que a resolução autônoma de quebra-cabeças é a categoria que realmente testa as habilidades de design de jogos. Não depende de sequestro social ou direção numérica, mas sim de design de níveis para sugá-lo passo a passo. Agora que todos estes anos se passaram, olhando para trás, os meus colegas daquela época não me decepcionaram.
É claro que não estou dizendo que todos os fabricantes deveriam voltar aos velhos tempos. Os jogos de ouro Krypton naturalmente têm suas razões de existência e a lógica de negócios é muito realista. Mas se as grandes empresas que fazem jogos de cartas e MMOs estivessem dispostas a dedicar pelo menos uma fração de sua energia para polir alguns jogos de quebra-cabeça independentes como "Escape Room Survival Series", o mercado de jogos para celular não seria repreendido como é agora.
Finalmente, deixe-me contar alguns sentimentos pessoais. Do Symbian ao Android e à atual era de jogos em nuvem 5G, o equipamento foi trocado inúmeras vezes e os métodos de operação foram completamente alterados, mas a essência do que realmente faz as pessoas se sentirem "divertidas" permaneceu a mesma - ou seja, no momento em que você abre o jogo, você é realmente levado para aquele mundo. Este jogo não possui lindos gráficos 3D ou efeitos especiais de luta legais, mas o trabalho duro que ele coloca no design do quebra-cabeça é definitivamente digno das palavras “um trabalho sincero”.
Se você está farto do atual ecossistema de jogos para celular, onde ganha uma pequena quantidade de criptônio em dez minutos e uma grande quantidade de criptônio em meia hora, é melhor se acalmar e experimentar esta relíquia da era antiga. Custo zero, sem assédio publicitário, sem dinheiro de criptônio, você só precisa vir com seu cérebro e pode experimentar a pura diversão de resolver quebra-cabeças. O conselho de um jogador experiente vale a pena. 🧩🔍📱