Ainda me lembro que a coisa mais feliz do ensino médio era entrar na loja de jogos na porta dos fundos da escola depois da escola. O chefe é um homem de meia-idade com bigode. Existem vários GBAs para uso experimental no balcão, e as caixas de papelão ao lado deles estão cheias de fitas piratas coloridas. Não havia muito dinheiro naquela época, então eu poderia economizar o dinheiro do café da manhã em troca de um baralho de cartas, com vários jogos recheados, cujos nomes eram traduzidos de todas as maneiras estranhas.
O jogo "Full Moon Night" sobre o qual quero falar hoje pode ser jogado gratuitamente no Android e Apple. É um jogo de cartas com estilo sombrio de conto de fadas. Não há orientação obrigatória para iniciantes. Ao abri-lo, você encontrará um livro de histórias que poderá folhear livremente. Quando o vi pela primeira vez, senti a emoção de “Uau, esse mundo é meu” quando inseri uma fita cassete pirata na máquina pela primeira vez e a tela acendeu.
No jogo, você joga como Chapeuzinho Vermelho e explora uma floresta escura. Cada passo que você dá é um evento aleatório, encontrando lobisomens, bruxas, mercadores misteriosos ou algumas pequenas histórias estranhas. Combat é um jogo de cartas baseado em turnos. Não é um jogo estúpido onde você me bate e eu bato em você. Em vez disso, enfatiza “o inimigo avança e eu recuo”. A sequência do cartão, o volume sanguíneo e os pontos de ação devem ser cuidadosamente calculados. Esse cheiro é muito parecido com os dias em que eu jogava a versão de cartas do “Pokémon” e lia as regras do manual – embora o manual fosse uma cópia pirata e as palavras estivessem borradas.
O que mais me surpreende é que acaba de lançar um novo DLC “Boticário” em setembro, que adiciona uma nova profissão e chefe. Joguei por duas horas e descobri que queimava mais o cérebro do que a versão original. Existem tantas maneiras diferentes de combinar as cartas. Pense nisso, como naquela época, uma versão pirata de “Final Fantasy” foi chinesaizada em uma bagunça, e o enredo era todo adivinhado, mas ainda assim nos divertimos jogando. A atual “Full Moon Night” tem gráficos requintados, enredo completo e é gratuita. É realmente como “comprar a fita cassete e ganhar um livro de estratégia de graça”.
No entanto, ainda existem algumas mudanças que me fazem suspirar. Embora as fitas piratas fossem de má qualidade no passado, a coleção dos sonhos de “Contra + Tank Battle + Ninja Gaiden + Super Mario” na capa do cartão combinado sempre deixou as pessoas ansiosas por isso. Hoje em dia, quando um jogo mobile atualiza um DLC, ele pode ser baixado com apenas um clique. Não há sentido de ritual como “ir ao patrão trocar a fita cassete”. Mas, ao mesmo tempo, também gosto mais da experiência atual: o arquivo não será perdido, a bateria não acabará, a qualidade da imagem será mais nítida e a música não será áspera. Assim como naquela época praticava nivelamento em uma tela preto e branco, agora assistimos contos de fadas em alta definição em telefones celulares, cada um tem sua própria beleza.
Falando em música, a música de fundo deste jogo me deu arrepios instantaneamente, principalmente o clima tenso antes da batalha. O ritmo tem um vago sabor de “Castlevania”. Quando eu era criança, joguei uma versão pirata de “Castlevania” em um jogo da Heka. Cada vez que morria, tinha que recomeçar do início, mas não suportava trocar a fita porque a música de fundo era muito comovente. Agora, em “Noite de Lua Cheia”, eu realmente recuperei a tensão e a pulsação das aventuras na floresta escura. A juventude está realmente de volta.
Se você já escondeu um cartucho de jogo debaixo do travesseiro com medo de ser descoberto por sua mãe, ou se agachou na frente da TV e reiniciou-o repetidamente, apenas para esperar que o cartucho pirata reconhecesse ocasionalmente a máquina - então eu recomendo fortemente que você tente "Noite de Lua Cheia". Não há anúncios pop-up, nem dinheiro obrigatório, apenas contando histórias silenciosamente, jogando cartas e explorando. É como um livro velho e úmido de contos de fadas. Quando você o abre, o luar dentro ainda é muito brilhante.
Por fim, gostaria de perguntar a todos: qual foi a fita cassete pirata mais ultrajante que vocês já compraram? Lembro que tinha uma cópia de “Three Kingdoms”, que na verdade era uma versão modificada de “Fire Emblem”. Todos os generais tinham nomes em caracteres chineses, mas o enredo estava completamente errado. Haha, isso pode ser considerado o romance único da infância. 😄