图片
Para ser sincero, quando vi o nome deste jogo, fiquei chocado por um momento. Não porque fosse famoso, mas porque de repente me lembrei que meu primeiro smartphone foi um Nokia 5230. Naquela época, eu jogava jogos estilo pixel onde alguns blocos de pixels formavam um personagem, e era considerado uma obra-prima se pudesse correr e pular. Depois de tantos anos, os jogos para celular se tornaram o que são. Mundos abertos e gráficos 4K estão sempre disponíveis, mas às vezes sinto um pouco de indigestão.
Voltemos ao assunto. O que eu recomendo desta vez é "Escape from the Desperate Room Series 3 Painting Fairyland", o desenvolvedor é Shenzhen Martian Interactive Entertainment. Para ser honesto, os jogos de quebra-cabeça independentes produzidos internamente tornaram-se realmente populares nos últimos anos, e esta série pode ser considerada uma cara antiga. Na minha impressão, esta série sempre seguiu uma abordagem de escape room mais ortodoxa, mas o que quero discutir com vocês neste novo capítulo “Livro de Fantasia” não é tão simples quanto encontrar uma chave para destrancar a porta.
Faz uma pergunta muito interessante: o mundo é como o vemos? Ou na verdade é apenas uma fantasia na mente?
Na verdade, é bastante perigoso colocar esta proposição filosófica num jogo, porque pode transformar-se num mito. Mas é bom depois de jogar. Não o força a usar um monte de princípios obscuros, mas permite que você experimente a sensação de entrelaçar a realidade e a realidade em cada quebra-cabeça. As pistas estão escondidas nas páginas dos livros, entre caligrafias e pinturas, ou mesmo atrás de um mecanismo que você pensou ter visto. A sensação de pensar que você está pensando, apenas para descobrir que a ideia em si é enganosa, é bastante viciante.
O rótulo da plataforma é 5.0, o que provavelmente é um requisito da versão Android. É grátis para jogar e não há compras no aplicativo. Para ser honesto, poder jogar um jogo de quebra-cabeça sem pagar nada é quase tão bom quanto encontrar um tesouro. O estilo gráfico é muito simples e elegante, com um toque de fantasia oriental, e a música também é suave e não lhe dará de repente um efeito sonoro assustador, o que é raro em um jogo de quebra-cabeça.
Se estou com saudades, lembro-me de quando jogava a série “Ilha Misteriosa”. Não havia vídeos de estratégia naquela época. Tive que confiar no meu próprio cérebro para jogar. Depois de jogar, ficaria feliz a noite toda. Ao jogar este jogo, recuperei vagamente a sensação de ser puramente atraído por quebra-cabeças, não para postar screenshots de níveis passados, não para conquistar troféus, mas apenas para saber o que está escondido atrás da porta ao lado.
Para que tipo de jogador este jogo é mais adequado? Acho que provavelmente são aquelas pessoas que, como eu, jogam jogos de quebra-cabeça há muitos anos, mas ainda não se cansaram deles. Não é complicado, mas também não é superficial; não é vistoso, mas presta atenção aos detalhes. É aquele tipo de jogo tranquilo. Você não precisa ter pressa, basta ir tomar uma xícara de chá quando ficar preso, voltar e tentar de novo, talvez você entenda de repente.
Resumindo, se você tem faltado jogos recentemente e não gosta da jogabilidade acelerada que requer energia e criptônio, você pode realmente tentar isso. Dê a si mesmo uma tarde, faça uma xícara de chá, coloque fones de ouvido e deixe a fada da pintura levá-lo para conhecer o mundo onde a realidade é difícil de distinguir.
Da minha perspectiva como jogador veterano há dez anos, este jogo merece o seu lugar. 😌🎮