Não seja muito rápido em rir. Eu sei que quando todo mundo fala sobre jogos competitivos para celular, eles falam sobre as operações táticas e batalhas em equipe de KPL e LPL. Mas qual é a essência da “competição”? É um confronto sob regras justas, um jogo entre precisão operacional e velocidade de raciocínio, e a capacidade de manter resultados estáveis sob pressão. Se você olhar dessa perspectiva, "Cute Fruit Love Elimination" não é realmente um jogo puramente relaxante.
Seu mecanismo principal é um "quebra-cabeça de rotação deslizante de 360 graus". Parece simples, mas na verdade requer muita imaginação espacial. Os quebra-cabeças tradicionais são planos bidimensionais e você só precisa identificar formas e cores; este jogo oferece peças tridimensionais, e você deve revirá-las em sua mente antes de decidir em que direção deslizar e quanto deslizar. Isto é como a "consciência do mapa" no MOBA - um mestre pode prever a posição do oponente olhando para o pequeno mapa, e um mestre do quebra-cabeça pode completar automaticamente sua posição na imagem geral observando a forma dos fragmentos. Esse tipo de velocidade de processamento de informações pode ser treinado repetidamente e a lacuna pode ser ampliada.
Mais importante ainda, o jogo tem o objetivo de "imagem completa", o que significa que existe um caminho de solução ideal. Como completar uma imagem com o menor número de golpes? Você pinta primeiro o corpo principal ou as bordas primeiro? Pessoas diferentes têm sequências de operação completamente diferentes para a mesma imagem. É como a rotina de abertura de um jogo de xadrez. Algumas pessoas gostam de pegar a esquina primeiro e outras gostam de conectar a borda primeiro. Contanto que o modo de tempo ou as estatísticas das etapas sejam adicionadas posteriormente, esta será uma arena de classificação natural. E não é como um jogo de ação que testa a velocidade das mãos, mas sim um teste de “qualidade na tomada de decisões” – a direção e a prioridade de cada passo que você dá são cuidadosamente consideradas.
Além disso, esse tipo de jogabilidade que enfatiza a geometria espacial é, na verdade, uma raridade no atual mercado de jogos para celular. Os jogos móveis competitivos no mercado são jogos de ação e reação (como Chicken Fighting, MOBA) ou jogos de estratégia de cartas. Mas quase não há eventos sistemáticos de e-sports na categoria de raciocínio espacial. Se o oficial puder introduzir um modo “Desafio Diário” ou “Quebra-cabeça de Espelho por Tempo Limitado” e fornecer um ponto de escada, acho que pode ser completamente transformado em um evento competitivo com pistas subdivididas. Afinal, é bastante divertido: o público pode ver as trajetórias de deslizamento dos jogadores, comparar os prós e os contras de diferentes ideias, e o comentarista também pode analisar “ele virou primeiro para o canto inferior direito para bloquear a área de alto contraste na tela” – não é mais interessante do que assistir duas equipes se testando no meio por dez segundos?
Outro ponto é a questão do equilíbrio. Atualmente não há pontos de ouro de criptônio neste jogo, o modelo de cobrança é zero e todos os jogadores estão na mesma linha de partida. Não há esmagamento numérico, nem lacuna de equipamento, a vitória ou derrota depende inteiramente da capacidade intelectual e da proficiência. Como projeto de e-sports, este é simplesmente um solo competitivo natural e justo. Você acha que, se um dia existir uma liga profissional, os jogadores não terão que se preocupar com a piada de que “o oponente cobra mais dinheiro, então a velocidade do quebra-cabeça é mais rápida”, o que é bastante irônico quando você pensa sobre isso.
Claro, as deficiências também são óbvias. Atualmente não há confronto ou mecanismo de corrida no jogo, e é uma experiência de quebra-cabeça independente. Se os desenvolvedores não quiserem ser apenas uma ferramenta de treinamento silenciosa, eles terão que adicionar batalhas síncronas em tempo real nas versões subsequentes. Por exemplo, se ambas as partes virem partes diferentes da mesma imagem, interferirem entre si ou competirem por peças-chave? Ou criar uma jogabilidade destrutiva do tipo “você repassa minha foto e eu repassa a sua”? Mesmo a mais simples lista de classificação de tempo pessoal pode transformar imediatamente o “potencial competitivo” em “realidade competitiva”.
Em geral, “Cute Fruit Love Elimination” é muito adequado para jogadores que desejam mudar seu gosto, mas não conseguem manter o cérebro ocupado. O que você está jogando agora é treinar o pensamento espacial. Se o oficial lançar um modo competitivo no futuro, a “memória de rotação muscular” que você pratica hoje pode ser sua passagem para uma carreira amanhã. Quanto a mim, estou praticando primeiro de qualquer maneira. Se a Jigsaw League realmente começar um dia, não quero ser empurrado para o chão e esfregado pelos transeuntes na fase de qualificação. 🧩