Hoje em dia, as competições convencionais são basicamente MOBA ou FPS, que focam na velocidade de operação e no trabalho em equipe. Mas jogos de estratégia de cartas para celular como “Monster Train” na verdade têm aspectos completamente diferentes no nível competitivo. Não requer o tipo de operação de reação extrema. Em vez disso, testa a estabilidade da sua tomada de decisão sob recursos limitados e a sua previsão das táticas do oponente.
Pessoalmente, sinto que este design de “campo de batalha vertical” é particularmente adequado para eventos. Se você pensar bem, três campos de batalha avançam ao mesmo tempo, e a configuração defensiva de cada vagão deve ser ajustada em tempo real. Isso cria muito mais espaço para jogos do que um jogo tradicional de linha única. E o seu maior encanto competitivo reside na "gestão da aleatoriedade" - o baralho é seu, mas o dealer não. Um verdadeiro jogador profissional deve ser capaz de mostrar como usar sequências de cartas imperfeitas para criar soluções ideais. Essa habilidade é na verdade mais profunda do que combos fixos.
“Monster Train” agora tem um modo competitivo em tempo real. Embora ainda não tenha visto uma competição oficial em grande escala, acho que a experiência de visualização será muito boa. Porque o processo de batalha é visual, ao contrário de alguns jogos de cartas onde você só pode ver os efeitos especiais do oponente voando. Você pode ver claramente quais unidades estão colocadas em cada andar do trem oposto e quais feitiços estão sendo carregados. Esse tipo de transparência de informações é amigável para comentaristas e telespectadores.
Outro problema é o balanceamento de versões. Se o ritmo de atualização for razoável e cada corrida tiver espaço para jogar, a sessão de BP será emocionante. Atualmente, a diversidade de baralhos no jogo ainda é aceitável, e diferentes combinações de contratos podem derivar estilos táticos completamente diferentes. Se um modelo global de BP semelhante ao KPL puder ser introduzido no futuro, forçando os jogadores a usar rotinas diferentes, será definitivamente cheio de entretenimento.
Mas, dito isto, a competição de cartas nunca foi dominante nas competições nacionais de jogos para dispositivos móveis, o que pode ter algo a ver com o limite de audiência. Mas a lógica inicial de "Monster Train" é na verdade muito intuitiva: proteja seu trem e destrua o trem oposto. Até a velha senhora consegue entender esta frase. Acho que, desde que a organização do evento seja bem feita e os detalhes da tomada de decisão dos jogadores nas rodadas principais sejam destacados, seremos capazes de cultivar um grupo de espectadores fiéis.
De qualquer forma, minha atitude pessoal é: se só existe um tipo de gameplay no e-sports, você vai ficar muito cansado depois de assistir por muito tempo. Se um jogo como “Monster Train”, que enfatiza a profundidade estratégica e a adaptabilidade, puder entrar no sistema de competição, adicionará outra dimensão de emoção a todo o ecossistema de e-sports. Também estou ansioso para ver se o desenvolvedor realizará algumas competições abertas online no futuro. Com certeza vou me inscrever para assistir ao jogo o mais rápido possível. 😂