Veteranos, vocês devem conversar sobre esta “História da Super Evolução” hoje. Quando vi pela primeira vez o estilo de pintura recortada em papel, fiquei surpreso por um momento - era diferente do estilo pixelizado que usei para tocar secretamente "Our Sun" no GBA, mas o cheiro "estranho" na verdade trouxe de volta minha juventude de uma vez.
Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, economizei o dinheiro do café da manhã durante três meses só para comprar uma fita cassete de “Monster Farm”. Todos os dias, quando chego em casa da escola, a primeira coisa que faço é ligar o GBA, ouvir o som familiar de inicialização e depois olhar para a tela para ver meu monstrinho crescer. A sensação de antecipação de uma criatura desconhecida saindo de um ovo faz meu coração bater mais rápido só de pensar nisso. Infelizmente, o GBA foi posteriormente confiscado pela minha mãe, dizendo que afetava os meus estudos. Esse arquivo ainda está preso no quarto nível, o que deu um nó no meu coração.
Então, quando abri o “Super Evolution Story” e vi esse monstrinho recortado em papel evoluindo aos poucos da minha mão, entrei em transe. É completamente diferente dos gadgets pixelados do GBA daquela época, mas a sensação de realização de “O filhote que criei parece lindo, não importa como você olhe para ele” é exatamente a mesma! Além disso, esta evolução não é apenas uma alteração cutânea. Na verdade, você pode escolher seu próprio brasão, combinar genes e até mesmo ajustar a formação de deuses. Isso não é apenas uma transferência da liberdade de “eu decido minhas próprias táticas” naquela época?
Mas, para ser honesto, há uma grande diferença entre os jogos móveis modernos e os nossos antigos jogos portáteis. No passado, ao jogar GBA, o salvamento de dados dependia da bateria e terminaria se a energia fosse cortada. Quem não experimentou a “dor do progresso perdido”? Hoje em dia, ao jogar “Super Evolution Story” no celular, ele salva na nuvem e desliga automaticamente. Você pode retirá-lo e lutar contra o Estreito de Longmian a qualquer hora e em qualquer lugar. É conveniente, mas sempre parece que falta a “sensação cerimonial de começar”. No passado, você tinha que usar infravermelho para se conectar à linha de batalha, mas agora você pode combinar diretamente com um clique. Você também pode ver as escalações de outras pessoas e aprender as rotinas do chefe. Nesse aspecto, a versão réplica realmente vence.
Depois, há a foto. No passado, a tela do GBA era tão mole que era necessário confiar no reflexo de uma luminária de mesa para ver os detalhes com clareza. Agora, o estilo de pintura recortada em papel é realmente incrível na tela de alta definição. Os contornos de cada monstro são tão texturizados quanto esculturas de papel, e os efeitos especiais das habilidades também são sofisticados. Mas na verdade sinto falta da sensação de lentidão daqueles poucos quadros de animação daquela época, do sabor “áspero, mas sincero”. Bem, talvez eu seja apenas um esquisito nostálgico.
Mas como posso dizer, “Super Evolution Story” me dá a sensação de que não é simplesmente uma cópia de um jogo antigo, mas que mantém o núcleo de “criar monstros, desenvolver estratégias e se exibir para os outros” e então o envolve em um casaco moderno. A jogabilidade de Star Core Eyes e passar o tempo pensando no processo de correspondência são tão viciantes quanto quando eu estava estudando mutações genéticas. Às vezes, depois de terminar a masmorra no meio da noite e desligar o telefone, eu ouvia o menu GBA BGM ecoando em minha mente e então ria para mim mesmo: Jovem, acontece que você pode realmente prolongar sua vida por meio de jogos.
De qualquer forma, tenho que ficar online todos os dias para coletar energia. Embora esteja um pouco nervoso, me sinto confortável. Se você também é um jogador antigo daquela era portátil, eu realmente recomendo que você experimente. Talvez você também possa ver sua sombra segurando o GBA e relutando em se soltar nas animações de evolução daqueles monstrinhos recortados em papel.
É ótimo ter a juventude de volta. 😭✨