Sem querer me gabar, a essência deste jogo é “clique nos quadrados pretos, não toque nos quadrados brancos”, as regras podem ser explicadas em uma frase. Mas é esta jogabilidade minimalista, combinada com música de piano de Mozart a Beethoven, que o torna viciante. Joguei por mais de uma hora ontem à noite, seja para ganhar pontos ou simplesmente para ouvir a música "Canon" fluir completamente sob meus dedos. Essa sensação é um pouco como jogar Snake em um dicionário eletrônico quando eu era criança. Embora a imagem seja difícil, há uma espécie de pura alegria.
Quando se trata de tendências de jogos para celular, a tendência nos últimos dois anos é bastante óbvia. Grandes empresas estão acumulando materiais, com mundos abertos, alta definição e pacotes de instalação que pesam facilmente dezenas de gigabytes. Parece que, caso contrário, eles não seriam dignos de serem chamados de “jogos para celular AAA”. Mas "Piano Tiles" vai na direção oposta. Ele ainda usa a lógica subjacente de “basta clicar e haverá feedback”, mas torna a experiência de áudio e vídeo além da qualidade de um minijogo. Em particular, o som do “piano de luxo em mogno” mencionado em sua promoção é apenas um efeito analógico, mas quando você o ouve com fones de ouvido, pode realmente sentir a ressonância quente. Acho que essa ideia de buscar a experiência definitiva em uma “categoria pequena” é exatamente o que há de mais escasso no atual mercado de jogos mobile.
Outra tendência é a competição pelo “tempo fragmentado”. Um jogo de “Piano Tiles” dura apenas um ou dois minutos. Você pode jogar enquanto espera o ônibus ou na fila, e pode interrompê-lo a qualquer momento, sem nenhum fardo psicológico. Os jogos de hoje estão se tornando cada vez mais sérios e muitos jogadores não têm mais energia para jogar masmorras ou realizar tarefas diárias depois de saírem do trabalho. Pelo contrário, este tipo de jogo "abrir e jogar, largar e ir" tornou-se gradualmente a escolha diária de jogadores de meia-idade como eu. Para ser franco, não é que não gostemos mais de jogar, é que o tempo foi cortado em pedaços e precisamos de obras que se adaptem ao tempo fragmentado.
É claro que "Piano Tiles" tem suas deficiências. Seu modelo de cobrança é gratuito + publicidade. Existem apenas alguns jogos para celular que não cobram dinheiro atualmente. É uma boa ideia poder fazer isso sem forçar o dinheiro. Mas os anúncios ocasionalmente interrompem a imersão, especialmente quando uma página de download aparece no clímax de uma música, o que é um pouco decepcionante. Felizmente, o desenvolvedor Hainan Star Jump Technology parece estar atualizando a biblioteca de música, de “Little Star” a “Ode to Joy”, a cobertura é bastante ampla. Espero que haja um sistema de aquisição para a versão publicitária no futuro e estou disposto a gastar o dinheiro do almoço para apoiá-lo.
Por fim, digo com emoção, desde “Super Mario” no Symbian até o atual “Genshin Impact”, os gráficos e a jogabilidade dos jogos mobile estão cada vez melhores a cada geração, mas sempre sinto em meu coração que os jogos que realmente podem ser lembrados são muitas vezes os mais simples. “Piano Tiles” não é uma obra-prima, mas mantém um sentido de ritual de “desacelerar e ouvir uma música” na “era do ritmo acelerado”, o que por si só já vale o preço do ingresso.
Sem me gabar, recomendo a todos os amigos que queiram encontrar um jogo para “acalmar e relaxar”. 🎹