图片
Para ser honesto, como um jogador veterano que joga jogos para celular desde a era Saipan, me sinto bastante desconfortável ao observar os altos e baixos do mercado de jogos para celular ao longo dos anos. Naquela época, eu usava o Nokia para jogar jogos Java. A tela não era grande e a imagem era mediana, mas jogos como “Cang Shen Lu” e “Tian Di Dao” podiam me fazer agachar na cama e jogar até de manhã cedo. Hoje em dia os telemóveis têm melhor desempenho e melhores gráficos, mas é difícil encontrar jogos que permitam acalmar e gerir uma cidade.
Não vou me gabar disso, mas os “Três Reinos Ortodoxos” que descobri recentemente por acaso na verdade me trouxeram de volta um pouco do sentimento que eu tinha naquela época. O jogo é SLG, tendo como pano de fundo os Três Reinos. No início você recebe uma cidade principal, e depois trata-se de agricultura, construção de tropas e combate, mas seu ritmo e detalhes estão corretos. Ao contrário de muitos SLGs hoje em dia, existem todos os tipos de VIPs, primeiras recargas e pontos vermelhos quando você começa, fazendo você querer esvaziar sua carteira. O modo de carregamento deste jogo é 0, o que significa que é gratuito. Embora deva haver compras no aplicativo, pelo menos isso não força a saída de dinheiro do jogo no início. 🏰
A jogabilidade na verdade não é complicada: você precisa desenvolver a economia, atualizar edifícios, treinar tropas e depois ir ao mapa para lutar contra bandidos para obter recursos ou aproveitar a situação para roubar as cidades de outros jogadores. Parece muito comum, mas seu ciclo de recursos e árvore tecnológica estão organizados de forma bastante razoável. Cada etapa tem um objetivo claro e não o deixará perdido. O mais importante é que ao ver sua pequena cidade crescer aos poucos, a sensação de dever cumprido é exatamente a mesma que a satisfação que você sentiu ao cutucar a tela com o dedo no teclado. 😌
Claro, isso não significa que seja perfeito. O ritmo do jogo é um pouco lento nas fases iniciais e, por estar conectado à Internet, você definitivamente não conseguirá evitar ser pressionado no chão e esfregado pelos chefes lucrativos nas fases posteriores. Mas, para ser honesto, hoje em dia é muito raro ter um jogo de estratégia para celular que você esteja disposto a gastar tempo e desenvolver lentamente. Além disso, embora o desenvolvedor Guangzhou Haodong não seja muito conhecido, o jogo é bastante estável em termos de otimização móvel. Pelo menos não encontrei travamentos ou atrasos durante o jogo.
Se você também é um jogador antigo da era bárbara dos jogos para celular e gosta da sensação de planejar e desenvolver lentamente, é melhor tentar os “Três Reinos Ortodoxos”. Pode não impressionar você, mas definitivamente vale a pena sentar, fazer uma xícara de chá e jogar por algumas horas. 🎮