图片
Acabei de encontrar um pequeno jogo chamado "Synthetic Cube" na app store. São apenas 5,0 trilhões! Sim, você leu certo, são 5 megabytes, não 5 gigabytes! Naquela época, baixei um pacote de atualização para “Honor of Kings” e foi o suficiente para instalar dez jogos. Mas adivinhe? Com um gadget tão discreto, segurei meu telefone na mão a tarde toda e quase esqueci de pegar meu filho na escola.
Sério, irmãos, quando vocês abrem a app store agora, a tela fica cheia de “alta definição 4K”, “mundo aberto” e “a partir de 100G”. Baixar um jogo é como mudar de casa. Lembro-me de quando ganhei meu primeiro Famicom, o cassete tinha apenas algumas dezenas de KB e eu conseguia jogar Contra três vezes na mesma vida sem repetir. Mais tarde, os jogos de computador custaram apenas algumas centenas de MB. Para a versão DOS de Legend of Sword and Fairy, salvei oito slots apenas para assistir Ling'er tomar banho. Agora está tudo bem. Um jogo instalado no seu telefone pode facilmente custar mais de uma dúzia de gigabytes. Quando você abre e dá uma olhada - minha querida, o sistema de modelagem de rosto é mais longo que o enredo, e o mapa é grande o suficiente para correr uma maratona, mas por que você fica com sono enquanto joga?
Este "Cubo Sintético" é muito mais simples. Arraste um cubo e toque nele, e 9 se tornará 18 e 18 se tornará 36, como mágica. Não há pontos de resistência, nem sorteios de cartas, nem check-ins diários e até mesmo anúncios são raros. Minha filha veio e me perguntou o que eu estava tocando. Eu disse que era a alegria da juventude do seu pai – minimalista, mas viciante. Ela piscou e não entendeu. Afinal, seus colegas estavam jogando o tipo de jogo para celular em que “você começa com uma espada e todo o equipamento depende do criptônio”.
Às vezes eu realmente sinto que a indústria de jogos se perdeu. No passado, o que buscávamos era “diversão”, mas agora os fabricantes buscam “quão grande”. Parece que se o mapa não abrange três continentes, é preguiçoso, e se a qualidade da imagem não é tão alta que todos os fios de cabelo fiquem visíveis, é superficial. Mas se você olhar para trás, qual Tetris, Snake e 2048 é lamentavelmente pequeno? Qual deles faz com que as pessoas não consigam parar de jogar?
A melhor coisa deste jogo é a emocionante sensação de “clicar”. Quando dois cubos se chocam, o número dobra e o efeito sonoro é nítido, como quando você era criança e ganhava um prêmio comendo macarrão crocante. Não existem tutoriais complicados, nem sistema de mestre-aprendiz, nem sistema de casamento, e até mesmo a entrada para recarregar dinheiro está bem escondida. O desenvolvedor, Nanjing Moxie Network Technology Co., Ltd., tem um nome de artes marciais e um jogo budista.
Não tenho nada contra obras-primas. Na verdade, também adoro ver as bolas do cavalo encolherem em “Red Dead Redemption”. Mas temos que admitir que às vezes a felicidade não tem nada a ver com tamanho. Assim como comer hot pot, aquele com 500 per capita e o da rua com 30, desde que você tenha os amigos certos, será igualmente animado. Esse jogo é como aquela tigela de guisado picante da rua, que custa cinco yuans e vem com leite de soja.
Por fim, gostaria de dizer algo de coração: não pense que jogos de 5 MB são ruins. Naquela época, quando jogávamos Snake com uma tela em preto e branco, não éramos tão felizes quanto idiotas? 😂 Quanto aos jogos, quanto menores, mais puros são, e quanto maiores, mais vazios são. Se você não acredita em mim, experimente. Exclua o “mundo aberto” que ocupa 20 GB do seu telefone e instale este cubo de 5 GB. No metrô, na hora do rush matinal de amanhã, você voltará e me agradecerá.