图片
Ainda me lembro que quando estava no ensino médio, economizei o dinheiro do café da manhã e economizei secretamente por meio ano antes de comprar um GBA de segunda mão, e depois conectei a fita cassete com o tema dos Três Reinos como se tivesse encontrado um tesouro. Depois da escola, eu me escondia debaixo da colcha e brincava com a lanterna até meia-noite, e minha mãe me pegou várias vezes. Naquela época, as pequenas figuras de pixels moviam-se uma a uma, mas aos meus olhos eram o mundo inteiro. Agora, quando abro “The Chronicles of Fairyland” no meu celular, esse sentimento volta de repente. Sério, quase não consegui conter as lágrimas.
Embora o celular seja um jogo para celular, a experiência que ele me proporciona é completamente a mesma do jogo portátil da época. O início familiar da Rebelião do Turbante Amarelo, Lu Bu na frente da Passagem de Hulao, Dong Zhuo queimando Luoyang... o enredo não foi reduzido em nada, e centenas de heróis dos Três Reinos foram adicionados. O que é melhor ainda é que cada general tem sua posição e personalidade, e não é o tipo de ferramenta que apenas muda o retrato e assume o posto. A seleção de generais e formações exige moderação e união. Ao lutar contra o acampamento de Lu Bu, você deve encontrar maneiras de usar estratégias para contornar o inimigo. Nas batalhas aquáticas, você deve usar generais que sejam bons em coletar água. Essa profundidade de estratégia está realmente alinhada com o clássico Three Kingdoms que joguei no GBA naquela época, ou até mais detalhada.
O design dos níveis pode ser visto como tendo sido cuidadosamente pensado. Muitos mapas não são uma linha reta até o fim, mas estão cheios de bifurcações, salas escondidas e baús de tesouro. Alguns mecanismos requerem um grande círculo para abrir. Cada vez que posto uma foto, é como reviver a obsessão de “o que está escondido nesta sala secreta?” Eu entendo aquela sensação de coçar a cabeça e a cabeça quando vou para o lado errado em um labirinto, mas não suporto desistir e começar tudo de novo. 🕹️
Deixe-me falar do que mais me impressiona: o estilo de pintura. Não são os contos de fadas deslumbrantes que são populares nas ruas agora, nem são os efeitos especiais 3D que enchem a tela com poluição luminosa, mas o estilo clássico de tinta que é espesso e suave. As texturas dos retratos dos generais e das cenas de batalha lembram bastante os Gloriosos Três Reinos, mas parecem muito mais nítidas na tela do celular. Para ser honesto, embora este estilo de pintura seja um jogo para celular, é o mais próximo que já joguei do estado de espírito que tive quando estava sentado em frente à tela e jogando Three Kingdoms em um dispositivo portátil. Ainda me lembro que a tela do GBA naquela época era tão pequena que tive que inclinar o pescoço para vê-la claramente. Agora que tenho a tela do telefone em mãos, ela está maior e mais brilhante, mas a alma não se perdeu de jeito nenhum🎮
Na verdade, falando nisso, também joguei muitas réplicas portáteis dos Três Reinos ditas “oficialmente transplantadas”. Os gráficos são realmente excelentes, mas sempre sinto que falta alguma coisa. Mais tarde percebi que o “ritmo” havia mudado. Esses remakes são muito fiéis aos originais. Os jogadores mais antigos estarão familiarizados com o enredo assim que começarem e podem até recitar os passos da estratégia, e se cansarão de jogá-los. “Xianguo Zhi” é diferente. Ele fez muitas subtrações com base nos clássicos - você pode jogar em um tempo fragmentado e não precisa encontrar uma bateria de memória para salvar arquivos como no passado. Enquanto espero o ônibus ou faço uma pausa para o almoço, posso reviver meu sonho de infância com os Três Reinos. Esta é provavelmente a ternura que a era dos jogos mobile nos proporcionou.
A propósito, seu modelo de cobrança é de 0 yuans e não há grande obstáculo que você não consiga superar sem gastar dinheiro. É muito amigável para pessoas nostálgicas como nós. Acho que naquela época custava trinta ou quarenta yuans comprar uma fita cassete. Eu não tinha dinheiro para comprar algumas fitas com meu dinheiro naquela época. Agora é muito divertido jogar de graça.
Resumindo, se você é como eu e já jogou o clássico Três Reinos no GBA ou PSP mais de dez vezes, então vale a pena manter este “Xianguo Zhi” no seu celular por um tempo. Não é o tipo de réplica que simplesmente encapsula sentimentos, mas usa seu próprio jeito para trazer o toque dos velhos tempos para os dias de hoje, permitindo que eu, um velho gamer, pense no menino que segurava uma lanterna debaixo das cobertas na calada da noite. Essa é a lembrança mais preciosa da minha juventude. 🔥