图片
Ainda me lembro de me esconder na cama e jogar “Ace Attorney” no GBA com uma lanterna. Quando a pequena figura em estilo pixel clicou em “Objeção”, fiquei todo animado. Mais tarde, o jogo de fuga para PSP se tornou meu favorito. Passei uma tarde vasculhando cada nível, escolhendo baterias e substituindo cassetes. Era tão jovem...
Hoje me deparei com "Alliance Detective" por acaso. Achei que fosse apenas um jogo comum de quebra-cabeça para celular, mas quando o joguei, ei, parece certo! 🎮
Todos os jogadores antigos sabem que nas antigas salas de fuga clássicas, todas as pistas estavam escondidas em pinturas de pixels. Se você ficar preso, basta pensar sobre isso. Às vezes é preciso usar papel e caneta para fazer fórmulas. Isso é chamado de hardcore. Quanto às réplicas atuais de jogos para celular, os gráficos são de definição muito mais alta e as operações são mais suaves, mas muitos deles querem dar um tapa na sua cara com as respostas por medo de queimar sua CPU.
Mas “Alliance Detective” é diferente. Ele mantém a alma da "queima cerebral da velha escola". Não há localização automática sofisticada ou botões de alerta brilhantes. As pistas estão silenciosamente na cena. Você tem que observar e conectar a lógica sozinho. Essa sensação de "Aha! Então isso e aquilo podem ser combinados" é realmente como resolver o quebra-cabeça final do PSP daquela época, e o Tianling Gai foi eliminado! ⚡
E o fato de lançar novos capítulos toda semana também nos entende muito bem, jogadores veteranos. No passado, ao jogar com cartuchos, você tinha que completar o nível apenas para completá-lo. Se você quisesse jogar novo conteúdo, só poderia comprar um novo cartão. Agora, depois de jogar um capítulo do jogo para celular, estou ansioso pela atualização na próxima quinta-feira. A sensação é a mesma de quando eu era criança, esperando por uma edição especial de um guia em uma revista de jogos, e sinto uma coceira no coração.
Um irmão na área de comentários disse: “Designers são gênios”. Eu sinto o mesmo. Este jogo não é apenas uma simples transferência de jogabilidade antiga para celulares, mas uma lógica operacional moderna que reinterpreta a pura alegria de “usar o cérebro para superar níveis”. A imagem ficou mais refinada, mas a intenção original de resolver quebra-cabeças não mudou. Essa é a atitude que um remake deveria ter! 👏
Para ser sincero, existem muitos jogos com o nome de "nostálgico", mas são poucos os que me conseguem fazer recuperar a energia que tinha quando segurava uma consola portátil e passava furtivamente pelos níveis debaixo da minha secretária. "Detetive da Aliança" conta como um. Se você deseja recuperar a emoção das salas de fuga de antigamente, mas não quer ser estragado pelas orientações tolas de hoje, eu realmente recomendo que você experimente.
Minha juventude está de volta. Desta vez não preciso de banco de potência, basta um celular ~ 🔋