图片
Quando vi “Little Village Chief”, fiquei atordoado por vários segundos. A versão pixel Q do estilo de pintura me levou instantaneamente de volta àquele verão, há mais de dez anos. Naquela época, eu estava segurando um PSP e jogando um jogo de simulação de negócios com jogabilidade semelhante. Para construir uma casa para os aldeões, eu passava muito tempo me preocupando se havia madeira suficiente. Agora pego meu telefone e abro este jogo para celular, e encontro aquela sensação novamente – a juventude está de volta.
Na verdade, o jogo é dividido em duas partes. De um lado, você constrói lentamente uma vila, cultiva campos, constrói casas e observa os pequenos andando por aí. É especialmente parecido com o sentimento de cura que Ranch Story trouxe para mim naquela época. Do outro lado está o processo de recrutamento de tropas e compra de cavalos para a guerra. O processo de transformar um pequeno chefe de aldeia no senhor de um partido me lembra a terra da fantasia dos Três Reinos no computador de mão. A combinação dos dois ritmos é inesperadamente emocionante. Principalmente agora que a versão remasterizada do jogo para celular otimizou a operação, você pode organizar as tropas com apenas um clique, o que é muito mais conveniente do que quando usei botões para mobilizar as tropas uma por uma. Porém, a paixão não mudou, mas como o estilo de pintura é mais Q, há uma sensação adicional de relaxamento.
O que mais me incomoda são os detalhes. Acordar de manhã para colher vegetais, ver corações brotando das cabeças dos aldeões e acender tochas para lutar contra bandidos à noite. Essas imagens me lembraram da minha persistência em brincar de aldeias simuladas no NDS quando eu era criança. Naquela época, não havia aulas online ou smartphones. A única pequena bênção foi verificar cuidadosamente a bateria antes de salvá-la. Hoje em dia, “Little Village Chief” pode ser aberto e reproduzido a qualquer momento, e os arquivos são sincronizados na nuvem. Não preciso mais me preocupar em perder a fita, mas ainda estou pensando nas marcas de desgaste da fita antiga.
Se você já foi o líder de uma vila em um dispositivo portátil ou já fantasiou em conquistar o mundo com seu povo, então você pode realmente tentar isso. Não precisa ser caro, você também pode se divertir operando lentamente. Já chamei a vila de “Renovação Juvenil”, haha. Chega de conversa, vou construir uma segunda ponte para meu pequeno aldeão. Eu me sinto como o garoto que não conseguia dormir segurando um PSP.