Como um velho espectador que fica agachado sob as cabines de comentários da KPL e da LPL durante todo o ano, para ser sincero, sempre senti que a verdadeira competição não envolve apenas operações e reações, mas também a compreensão do impacto da versão. Recentemente, senti algo familiar sobre a recém-lançada versão Dahan de "No Regrets in China" - a "natureza competitiva" atualizada desta versão é muito mais profunda do que parece superficialmente.
Assim que a versão Han ficou online, a fronteira estava em perigo e os Xiongnu atacaram, e todo o jogo foi acelerado à força. No passado, ao jogar no cenário dos Reinos Combatentes, era possível continuar a desenvolver-se, definir lentamente a infra-estrutura, acumular políticas e esperar até que as tropas fossem formadas antes de esmagá-las numa onda. Não funciona mais. A ofensiva dos hunos é contínua. Não só precisa de defender, mas também de considerar como agarrar o desenvolvimento quando os recursos estão a ser assediados. O ritmo desta jogada é particularmente semelhante à resposta do início da temporada. Quem tiver uma lógica de alocação mais rápida e uma melhor compreensão das políticas para iniciantes poderá ganhar uma posição segura na fase inicial.
Isso é muito semelhante à primeira semana, quando novos heróis ou heróis reformulados são lançados no jogo. Equipes fortes estão correndo para praticar seus sistemas. Agora que todos estão jogando "No Regrets China", o que enfrentam é na verdade um processo de seleção de um novo sistema. O avanço do mapa do deserto de Drinking Horses and Seas determinou que as prioridades militares foram elevadas a níveis sem precedentes. É preciso fazer uma escolha: seguir o caminho da repressão militar ou dar prioridade aos assuntos internos para resistir à pressão? Ambos os conjuntos de ideias existem na escrita Dahan atual, mas são completamente diferentes.
Meu sentimento pessoal é que o verdadeiro cerne da atualização da versão não é apenas a adição de novos mapas e diversos eventos, mas a mudança da “curva de pressão de tomada de decisão” para “competitiva”. No passado, a pressão dos jogos era mais nas batalhas de equipe nas fases posteriores, mas agora trata-se de uma bola de neve no início e de operações sustentáveis. Se você não conseguir acompanhar uma decisão, os hunos não lhe darão espaço para uma reviravolta. Na verdade, esse tipo de pressão testa a consciência geral do comandante.
A correspondência de Mingchen também foi completamente embaralhada junto com a atualização da versão. No passado, muitos dos funcionários famosos do Departamento de Desenvolvimento e Política, com os quais todos estavam familiarizados, agora têm um ritmo muito lento e não são adequados para o ambiente de alta pressão da Dinastia Han. E algumas figuras históricas com redução de danos integrada, BUFF defensivo ou posicionamento de contenção de cavalaria sentem que sua taxa de aparecimento aumentou repentinamente. Na verdade, isso é como uma mudança de força do herói após uma atualização de versão - você pensou que era impossível para aquele herói sair do T1, mas assim que o mecanismo da versão mudar, ele pode não conseguir jogar.
Claro, o que é mais interessante é o jogo da política. O ataque dos hunos não é apenas um pano de fundo, é um gatilho que obriga os jogadores a mudarem o seu foco estratégico num determinado momento. Esse tipo de “testado pelo tempo” me parece muito semelhante ao ritmo de atualização do nó do jogo. Se você se preparar com antecedência, terá uma grande vantagem; se você não estiver preparado, será espancado passivamente.
A última coisa que quero dizer é que esta versão apresenta requisitos mais elevados para um "estado competitivo". É basicamente impossível ganhar o mundo com um conjunto de táticas fixas. Você deve estar sempre atento à dinâmica das versões e ajustar constantemente suas estratégias e ideias. Talvez esta seja a essência da competição nos jogos de estratégia. Ele não testa a velocidade de sua mão ou reação instantânea, mas seu julgamento e adaptabilidade às tendências de versão. Acho que isso se parece mais com “e-sports” reais do que muitos jogos que enfatizam as operações. 😏
Algumas pessoas costumavam dizer que um jogo de estratégia para celular não é uma questão de competição. Só quero dizer que com uma atualização de versão, todo o ecossistema mudará e o ambiente mudará a cada plano. Esse tipo de impacto é tão grande que é como assistir a um jogo da BP dentro de um jogo. 🏆
Estou ansioso para ver mais truques sendo executados em versões posteriores e também espero ver mais ideias de nível de jogador compartilhadas no fórum. Afinal, o que chamamos de “competição” nunca é apenas 10 pessoas em uma pequena cena em campo.