Ainda me lembro de me esconder debaixo das cobertas e de administrar meu pequeno rancho repetidas vezes com a luz fraca do GBA. Naquela época, a tela era tão pequena e os pixels tão grandes que eu conseguia contá-los, mas não suportava desligá-la, sempre pensando em “colher mais uma safra de milho e dormir”. Agora peguei meu telefone e abri "Fazenda Próspera" e encontrei aquela sensação de coração acelerado novamente - só que desta vez o mapa é mais de cem vezes maior! 😭
Para ser honesto, eu tinha uma mentalidade um pouco “antiga” no início. Afinal, estou acostumado a jogar o antigo jogo de fazenda no console portátil e sempre sinto que os jogos de simulação de negócios móveis subsequentes são apenas uma concha de ouro de criptônio. Mas Thrive Farm realmente me surpreendeu. Combina a jogabilidade clássica da fazenda com o sistema de síntese, mas não é nada inconsistente. Você tem que abrir terrenos baldios, criar galinhas e alimentar vacas, cultivar e colher vegetais e, na oficina, transformar leite em manteiga e pêssegos em perfume - meu Deus, você já viu tantos trabalhos sofisticados no GBA naquela época? Naquela época eu só conseguia cultivar alguns rabanetes e criar uma galinha, e o pedido era só um ovo do aldeão. Ainda bem que agora o pedido é entregue diretamente no navio mercante oceânico. É tão avançado que me deixa, um jogador antigo, um pouco confuso. ⚓
O que mais me surpreendeu foi a enorme ilha. Mais de 1.000 pedaços de terra! Naquela época, todo o meu pasto era apenas uma grade 8×8. Se eu plantasse morangos, não conseguiria espremer as abóboras. Agora que há tanta terra extra vinda do nada, de repente compreendo o que significa “dificuldade em escolher” – há mais de 30 culturas, desde milho e painço até manga e grãos de cacau, e eu, um agricultor veterano, tenho de consultar o guia. Sem falar nas mais de 400 oficinas, pão, refrigerante, bolo de chocolate... “E se minha fazenda puder construir uma fábrica” que eu sonhava no portátil quando criança agora se tornou realidade. Cada vez que desbloqueio uma nova oficina, sinto como se tivesse visto o 3D Ranch no PSP pela primeira vez. Há muito tempo que fico atordoado: esta não é a superfazenda do meu sonho? 🤯
A coleção de edifícios também é interessante. Existem mais de 500 edifícios. Cada vez que eu coleciono um, preencho automaticamente em minha mente um trecho da música de fundo de quando joguei Harvest Moon no NDS. O som de alerta sintético “dang-dang” de repente se sobrepôs ao som de clique dos botões do computador de mão. Sei que a juventude não pode ser resgatada com um simulador de celular, mas a “Fazenda Próspera” me permitiu ter novamente o sonho de ser “agricultor” no tempo fragmentado das pessoas de meia-idade. Agora, todos os dias, meia hora antes de dormir, primeiro colho uma onda de frutas, depois organizo a produção na oficina e depois desligo a tela com satisfação - como fechar o GBA naquela época, adormecendo com a expectativa de amanhã. 🌙
Se você já foi como eu, ordenhando vacas secretamente durante os intervalos das aulas e trocando sementes com os colegas no gramado, então eu realmente recomendo que você dê um passeio na "Fazenda Próspera". Você não precisa ser louco por isso e pode jogar lentamente com zero krypton. A sensação de realização de ver a terra prosperar aos poucos é exatamente a mesma de antes. Afinal, algumas coisas mudaram, mas a alegria de cultivar nunca mudou. 🧡