Hoje me deparei com "Dream Magic House", que realmente fez meus velhos ossos brilharem. A imagem não tem aqueles efeitos especiais sofisticados de perseguição de luz e partículas, apenas tem um estilo leve de conto de fadas. Você joga como a bruxinha Ruby, plantando plantas mágicas, arrumando o pequeno quintal e depois indo para a floresta para lutar contra os elfos. Não havia smartphones naquela época e eu poderia me divertir jogando “Harvest Moon” por meio ano. Agora este jogo tem um pouco desse sabor.
O que mais me irrita é que isso não obriga você a gastar dinheiro e não obriga você a fazer check-in online todos os dias. Você pode jogar um pouco se quiser e desligá-lo quando estiver cansado. Assim como inserir uma fita antes, será outro mundo quando você ligá-lo e estará limpo quando você desligá-lo. A parte da aventura não é o tipo de caça estúpida a monstros, mas mais sobre resolver quebra-cabeças, encontrar caminhos escondidos e conversar com criaturas estranhas - isso é o que diabos se chama de exploração! Ao contrário de algumas obras-primas atuais, o mapa está cheio de pontos de interrogação para você, com medo de perder algum “conteúdo pago”.
A cobrança ainda é 0? Fiquei atordoado por três segundos. Hoje em dia até uma calculadora se atreve a adotar um sistema de assinatura, e esse jogo realmente dá magia para jogar de graça? A equipe de desenvolvimento não é uma antiguidade das viagens no tempo? 😂
É claro que dizer o quão incrível isso é não é ao ponto de nos gabarmos aos céus. Mas essa mentalidade de “não ter pressa” me lembra dos dias em que eu ia ao fliperama com uma moeda de 50 centavos na mão e jogava o mesmo nível trinta vezes só para ver um nível oculto. Hoje em dia, os jogos costumam custar dezenas de gigabytes. Ao entrar, você encontrará anúncios na tela, ordens de batalha e sorteios de cartas. Jogar duas horas é tão cansativo quanto ir para o trabalho.
Vamos colocar desta forma, "Dream Magic House" é como uma tigela de macarrão simples, não há abalone e lagosta empilhados em cima, mas você saberá após a primeira mordida - ei, tem gosto de casa. 🌙
Amigos que desejam recuperar a sensação de jogar facilmente podem tentar. Não espere que isso lhe proporcione batalhas épicas, ele lhe dará um pequeno quintal, uma coruja, alguns vasos de flores cantantes e inúmeras tardes sem pressa.
Hoje em dia, não existem muitos jogos que combinem “diversão” com “não cansativo”. 🥹