Para ser honesto, quando abri este jogo, fiquei parado por um bom tempo. As coisas com que os garotos de hoje jogam são realmente muito diferentes das que nós jogávamos naquela época.
Quando eu era criança, não havia nenhum jogo decente, e brincar de Snake no celular Nokia já me divertia por um bom tempo. Recuando um pouco mais, na época do primário, eu furtivamente ia para os fliperamas, segurando umas moedas de cinco centavos amassadas, e ficava fascinado só de assistir alguém jogar uma partida de Double Dragon. Naquela época, se alguém dissesse as quatro palavras 'educação para desenvolvimento intelectual', certamente acharíamos que estava falando em grego.
Sem exageros nem críticas, a primeira impressão que tive deste jogo "Brincando de Casinha com Bebê" foi que seu estilo de arte realmente é limpo, e as cores são suaves, diferente de alguns jogos infantis com telas cheias de cores saturadas que machucam os olhos. Minha filha tem apenas três anos e meio e normalmente não consegue ficar parada, mas quando abriu este jogo, conseguiu jogar tranquilamente por mais de dez minutos, o que me deixou bastante surpreso.
No jogo, há um quarto principal, uma cozinha, um quarto infantil e até um playground ao ar livre. Minha filha adora me puxar para a cozinha para 'cozinhar'; lá ela monta a comida como se fosse de verdade, murmurando 'coloca um pouco de sal', 'mexer mais um pouco', e depois me entrega um prato com algo que não dá para identificar, perguntando ansiosamente se está gostoso. Como pai, só posso participar da brincadeira, fingindo mastigar e dizendo 'ai, que delícia', e ela começa a rir como uma galinha. Às vezes penso, talvez essa seja a alegria mais simples para uma criança da idade dela.
O trenzinho e o carrossel no parque também são muito bons. Minha filha toda vez que abre o aplicativo quer colocar os bonequinhos neles, e ela consegue ficar assistindo eles girando devagar por um bom tempo sem enjoar. E aquela máquina de bolhas, realmente faz bolhas de verdade como efeito especial, a criança fica encantada só de olhar.
Naquele tempo, nós brincávamos no campo com lama, deitados no chão tirando fotos, olhando formigas mudarem de casa com o bumbum para cima e isso podia divertir a gente a tarde inteira; isso também era um tipo de 'brincar de casinha'. As crianças de hoje se sentam na frente de tablets, usando um mundo limpo para simular coisas da vida cotidiana. Os tempos mudaram, mas essencialmente parece que não mudou muito. Todos estão fingindo ser adultos, todos estão tentando entender o mundo à sua maneira, só que nós usávamos lama e galhos, e eles usam telas sensíveis ao toque e animações.
O jogo tem muitos NPCs, há médicos, cozinheiros e até bilheteiros, e minha filha escolhe os personagens sozinha e troca de roupa, depois leva um bonequinho para passear por todo lado. Uma vez, eu a encontrei cobrindo os NPCs com cobertores no quarto, e ela ainda fazia 'shhh shhh shhh' para eu não fazer barulho, parecia tão concentrada. Eu realmente fiquei um pouco divertido com ela.
Falando de coração, quando brinco com meu filho desse jogo, às vezes me lembro de quando era criança, agachado na sala de fliperama, observando os mestres executarem os golpes. Naquela época, uma partida de jogo era tão preciosa quanto algo roubado; nossas mãos tremiam ao jogar, e o aperto no joystick machucava a palma da mão. Agora é diferente, os jogos são grátis, podemos jogar no celular, os gráficos são tão detalhados, os itens são variados, podemos jogar o quanto quisermos, mas eu já passei da idade de ficar negociando por uma ficha com o dono por um tempão.
Mas vendo minha filha ocupada neste pequeno mundo, às vezes apertando a máquina de sorvete, às vezes indo dar uma volta na roda-gigante, sinto que apenas acompanhá-la já é algo bastante luxuoso. Pesquisei e vi que o desenvolvedor é a Chengdu Youqu Network. Para ser honesto, eu normalmente não presto muita atenção em desenvolvedores de jogos infantis, mas conseguir transformar um jogo aparentemente simples em algo que faça os pais quererem largar o celular para brincar junto com os filhos já é muito mais honesto do que muitos aplicativos de criação de filhos que forçam a comprar itens.
Aproveitando para desabafar um pouco, hoje em dia as crianças têm acesso a tantas coisas, mas por outro lado, perderam aquele espírito selvagem de quando nós éramos crianças, em que um terreno vazio e alguns amigos eram suficientes para correr loucamente a tarde toda. Mas, falando sério, já que não podemos deixá-las brincar na lama, assar gafanhotos ou escalar muros, dar a elas um espaço seguro, limpo e um pouco imaginativo dentro de casa, onde possam brincar de casinha com os pais, pode até ser um bom meio-termo.
Espero que este jogo possa sempre se manter assim, sem aqueles pop-ups de compras confusos, sem aqueles pacotes de recarga que induzem crianças a gastar, apenas permanecendo quieto e divertido como um bom brinquedo. Afinal, a felicidade das crianças é realmente bem simples, assim como minha filha, que agora só de ver aquele trenzinho vermelho funcionando já se diverte por um bom tempo. 😄
Ok, sem mais delongas, o pequeno tirano de casa está me chamando de novo para ajudar na cozinha. Agora é a minha vez. Pessoal, se tiverem tempo, também podem baixar um para brincar com seus filhos, vale a pena.