图片
Ainda me lembro de estar encolhido na cama, jogando “Sword Story” ou “Golden Sun” com a fraca luz de fundo da tela do GBA, imaginando que eu era o jovem que viajava pelo mundo com uma espada. Agora que tenho a versão móvel de "This Is Jianghu" instalada em meu telefone, minha primeira impressão é: uau, essa imagem é muito mais refinada do que a matriz de pontos do ano, mas a atmosfera de Jianghu não mudou. 😭
O que mais adoro nas versões remasterizadas de jogos para celular agora é “otimizar” a jogabilidade antiga para localização automática de caminhos, varreduras com um clique e valores crescentes de poder de combate. Mas “This Is Jianghu” me fez encontrar a sensação desajeitada de “explorar sozinho” que eu tinha naquela época. Milhares de seitas, espadas, armas, espadas, paus, punhos e chutes, seis tipos de artes marciais, você pode lutar por um longo tempo como fez quando escolheu as três famílias imperiais, e então descobrirá que fez a escolha errada e pode compensar isso através da aventura. Esse tipo de liberdade é como correr pelo mapa para descobrir os segredos dos “Heróis de Jin Yong”, movidos puramente pelo amor. 🔥
Em comparação com os jogos clássicos, as versões remasterizadas de hoje sempre gostam de enfiar o enredo na sua cabeça, com medo de usar o cérebro. Mas a Blood Rain Tower, o Tang Sect Soul Chasing Array e o Forbidden Jedi em “This Is Jianghu” na verdade exigem que você explore o caminho e pise nos pontos de gatilho sozinho. Existem até alguns mistérios que exigem repetidas tentativas de compreensão - como as pistas ocultas do "Imortal Voador de Além do Mundo". Quase pensei que teria que ser resolvido com uma série de golpes como em “O Portão do Céu e da Terra”. Eu ri até a morte. 👻
Para ser sincero, este jogo não usa a “nostalgia” como artifício, mas mantém a alma do antigo RPG. Embora agora seja um jogo para celular, a sensação envolvente de “as pessoas não conseguem se conter no mundo” é muito semelhante à emoção de jogar “Final Fantasy: Dissidia” no PSP. As classificações e listas de armas não são as classificações de artes marciais que postamos em nossas mesas naquela época? Mas agora você pode realmente lutar por isso. ⚔️
Só falta o sentido de socialização que existia naquela época, onde “as cassetes eram trocadas e emprestadas, e os guias eram preenchidos no caderno”. Mas agora posso promover secretamente a Formação de Perseguição de Almas da Seita Tang enquanto mergulho no fórum, que é um tipo diferente de “olhar um para o outro”. Se jogadores antigos quiserem encontrar a surpresa de “acontece que as artes marciais podem ser combinadas”, você pode realmente experimentar este jogo. Minha juventude parece ter sido estendida por outro DLC. 🎒