Para ser honesto, como um jogador antigo que jogou desde o Nokia QD, fiquei surpreso por um momento quando vi o nome deste jogo. Querida, você quer que eu explique? Esse nome parece uma piada. Mas devido à minha obsessão por jogos de raciocínio de texto, cliquei e experimentei, e não parei de jogar.
Não quero me gabar, mas o design da jogabilidade deste jogo é realmente interessante. Superficialmente, é um jogo de quebra-cabeça interativo onde você procura pistas por meio do diálogo, mas depois de jogá-lo descobri que a lógica do raciocínio é muito mais rígida do que eu imaginava. Você tem que começar com cada detalhe das cenas da vida. Pequenas falhas na linha do tempo, emoticons errados nos registros do chat ou até mesmo mudanças sutis no tom de uma frase podem ser a chave para resolver o caso. Várias vezes pensei ter descoberto a verdade, mas quando vi as evidências mais tarde, meu rosto estava inchado.
A jogabilidade básica do jogo é muito boa se você tiver paciência para jogá-la. Em cada nível, você interpreta o protagonista para analisar diversas cenas da vida e obter pistas clicando em locais suspeitos das cenas. Quanto mais evidências você coletar, mais opções reais você poderá desbloquear. Isso me lembra aqueles jogos de detetive e solução de crimes da era JAVA anterior, mas em comparação, este jogo é obviamente muito mais maduro em termos de organização e caracterização do enredo. O roteiro não vai deliberadamente na direção do suspense. Em vez disso, é o tipo de “mal-entendido” próximo da vida cotidiana, que faz as pessoas se sentirem muito reais e tem um forte senso de substituição.
O que mais me agrada é que o jogo não trata os jogadores como tolos. Muitas opções não são pretas e brancas, algumas pistas podem corroborar umas às outras e algumas evidências podem ser interpretadas de múltiplas maneiras. Há um capítulo no jogo onde os protagonistas masculinos e femininos têm descrições quase completamente contraditórias da mesma coisa. Você precisa usar hábitos diários e registros de bate-papo de terceiros para inferir quem está mentindo. Aumentei esse nível sozinho por quase vinte minutos. Embora eu tenha tomado a decisão errada no final, fiquei bastante satisfeito quando o revisei.
Não quero me gabar dos gráficos. Afinal, é um jogo de baixo custo e não pode ser comparado com as atuais obras-primas 3D. Porém, por se tratar de uma obra na plataforma 5.0, o estilo artístico segue um percurso simples e realista, que vai de encontro ao temperamento do sujeito. Pode-se ver que o desenho dos personagens e o layout da UI são feitos com cuidado. A música tem uma atmosfera mediana, mas os efeitos sonoros durante o raciocínio são bem reproduzidos e não desanimam.
Vamos falar sobre as deficiências. O mecanismo de alerta de alguns níveis é um pouco insípido. Às vezes, você deseja ler alguns prompts quando está travado, mas acontece que os prompts são os mesmos que não foram fornecidos, então é melhor descobrir por conta própria. Existem também algumas opções de diálogo que são muito instrutivas. Jogadores mais inteligentes poderão ver as opções corretas rapidamente, e a diversão do raciocínio ficará ligeiramente comprometida. Felizmente, a duração geral do roteiro é bastante generosa, o que equilibra isso.
Não vou estragar o final. Só posso dizer que quando você olha para trás, para toda a história após a conclusão do enredo principal, você descobrirá que muitos dos diálogos imperceptíveis no estágio inicial são, na verdade, um prenúncio. Esse tipo de método de escrita ecoante faz com que eu, um idoso que joga há mais de 20 anos, me sinta um pouco emocionado. Os jogos no mercado hoje buscam cada vez mais uma sensação refrescante e de ritmo acelerado. Não existem muitos jogos para celular que possam falar sobre algo tão silenciosamente e permitir que você use seu cérebro.
De qualquer forma, pela atitude de compra gratuita e sem uso do aplicativo, aliada ao processo de raciocínio bastante sólido, recomendo a todos os amigos que gostam de raciocínio de texto ou que tenham paciência para saborear a trama. Encontre uma tarde tranquila, faça uma xícara de chá, coloque os fones de ouvido e pressione devagar, você sentirá que seu tempo está sendo bem aproveitado.
Uma última coisa a dizer, este jogo me lembra os dias em que eu ficava acordado até tarde no computador Symbian para promover o “Festival Noturno”. Infelizmente, mais de dez anos se passaram. 😂